sábado, 31 de agosto de 2013

Homem morre carbonizado em chacara próximo estação ferroviária de Cruzeiro e família acredita em latrocínio


A vítima Benedito morava no local há 5 anos.





Um homem de 58 anos morreu carbonizado em um incêndio, na noite desta sexta-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas consumiram rapidamente a casa.
Após apagar as chamas, os bombeiros encontraram a vítima já carbonizada no quarto da chacara que fica próxima estação ferroviária do Rufino de Almeida.

O corpo do homem foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) onde durante a madrugada foi identificado como sendo de Benedito de Souza Carvalho, que era proprietário do sitio Miguel Arcanjo há 5 anos e morava sozinho no local.

Ainda não há confirmação sobre as causas do incêndio.

Em contato com a equipe do Nossa Região em Foco através de e-mail o sobrinho vítima, Jonathan Campos, narrou detalhes do ocorrido na sexta-feira (30).

" Por volta das 20hs da sexta-feira a vizinha do sítio escutou de longe cerca de duas pessoas chamarem meu tio. Então, após aproximadamente 30 minutos ela saiu e viu fogo baixo, ela acreditava que meu tio estava queimando algo na chácara. Depois de aproximadamente uma hora, ela saiu e viu a casa toda pegando fogo. 
Ela chamou os bombeiros e a polícia, quando chegaram ao local, meu tio já estava carbonizado.
Segundo diversas pessoas que estavam no local, foram encontrados um boné e o óculos de grau do meu tio próximos da porteira, o que evidencia ainda mais sinais de que ele havia levado um golpe na cabeça e posteriormente carregado até o interior da casa, onde atearam fogo.
No sábado pela manhã, eu e meus familiares fomos até a chácara e encontramos rastros de sangue desde a porteira até a porta do meio da casa. Então,  voltamos na delegacia e pedimos para que a perícia voltasse ao local. 
As 16hs a perícia retornou no sítio e eu encontrei-os lá, pois, estava junto com o Reporter da Tv Vanguarda Marcelo Espanha. Os peritos haviam dito que o sangue era do corpo quando havia sido retirado pelo grupo da funerária, mas, as pessoas que presenciaram a retirada do corpo alegam que não havia gotejamento de sangue, uma vez que ele estava dentro da caixa da funerária e o corpo como estava queimado por aproximadamente 3 horas o sangue sofre coagulação. Outra observação é com relação ao trajeto do sangue e o trajeto onde retiraram o corpo, pois, segundo o perito foi diferente.
Encontramos a carteira pessoal do meu tio e não havia dinheiro, e as gavetas do armário da sala estavam reviradas, mesmo estando danificadas pelo fogo.
Outra observação é que encontramos um par de chinelo ao lado da árvore, onde, provavelmente um dos integrantes estava escondido. O outro par de chinelo estava no interior da casa, parcialmente queimado.

Meu tio já havia sido assaltado anteriormente, onde fez denuncia formal na delegacia de Cruzeiro e os bandidos o ameaçaram", disse o sobrinho da vítima. 


Reportagem Raul Medeiros

Aniversariantes & Celebridades

GALERIA DE ANIVERSÁRIANTES


26/AGO – Edenilson do Grupo Explosão da Alegria, Iguatemi Carvalho e Douglas Willians do Sindicato dos Metalúrgicos

27/AGO -  Rosangela Santiago e Reinaldo da Luz

28/AGO – Leila Caetano , o jornalista Osvaldo Luiz da Canção Noiva e Marcos Chaves filho do Ditinho Rodrigues

29/AGO  - Rosana Vieira, Tatiana Godoi, Márcia da Loja Opção e o sindicalista  José Odário

30/AGO – Washington Luis (Ex Banda Hit’s)  e Ana Carolina

31/AGO – Cristina Bispo do correio, Cecilia Nascimento do 2º Retiro, Dra Tatiany Ribeiro psicóloga da CenttralMed e o universitário Luigdi Santiago cruzeirense estudante de música em Tatuí.
“Que vocês possam sempre celebrar o dom da vida cercada de ternura e amor dos amigos que sempre soube cativar. Felicidades a todos!”

CELEBRIDADES


A celebridade desta semana é o conhecidíssimo Nonô Sapateiro que ao assoprar velinhas no dia 15 de agosto reuniu amigos ilustres e familiares no domingo(18) em sua residência para comemorar a importante data.
“Chegar aos 84 anos, cercado de grande carinho, é uma lição de vida para todos nós. Feliz Aniversário, Nonô”

As Melhores Dicas Para Seu Fim de Semana

SÁBADO 31 DE AGOSTO

33ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE VIRGINIA
Na linha de shows: CHICO REY & PARANÁ ao vivo – 22 horas

Aldeia Dance Bar - CRUZEIRO
Noite das Poderosas na Ressaca da Exposição / Na pista Dj Iury, Dj G2 e Dj Marcão a partir das 23 horas

Celeiro – Resende
Sabado Mix com a Banda Chapeu Brasil + Dj Wellington a partir das 23 horas

Rancho Beira Rio -  CRUZEIRO
Forró Show com Wagner Silva ao vivo / Participação Especial de Ney & Edson a partir das 23 horas

Associação Cívica Feminina - CRUZEIRO
Samba Fest / No palco: Grupo Swing S A  +  Só Nacor  +  Jê do Grupo Em Atividade  e Juninho do Grupo Na Pegada / Na pista Dj’s: Mauricio Belchior e Felipe Brother a partir das 23 horas

Clube da Terceira Idade - CRUZEIRO
Noite Dançante com Casablanca  - 23 horas

Cervejaria do Gordo - Lorena

Realiza Uma apresentação histórica da Maior Dupla Sertaneja do Brasil - Chitãozinho & Xororó – “Tour de comemoração dos 40 anos de Sucesso” a partir das 23 horas


Show de Bola Fut Bar – Passa Quatro
Quem se apresenta é Grupo Toque de Samba 23 horas

Rancho Santa Fé - Aparecida
Apresenta o cantor NALDO ao vivo a partir das 23 horas

Arena 101 - Pinda
Ressaca Barretos com  Talis & Welinton a partir das 23 horas


DOMINGO 01 DE SETEMBRO

Praça de Eventos – Passa Quatro
Show com a Banda Súditos a partir das 16 horas.

Clube dos Sargentos - Lorena
Lançamento do  Cd do Cleytinho Bonfim a partir das 18 horas



Associação Cívica Feminina - CRUZEIRO
Domingueira Dançante com Pedro Romano  – 22 horas



DESTAQUE DA SEMANA

José de Lima Sobrinho Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó são dois irmãos naturais da cidade de Astorga, estado do Paraná, formam uma das mais reconhecidas duplas sertanejas do Brasil. Fazem show em Lorena numa “Tour de comemoração dos 40 anos de Sucesso


Agenda da Semana
Responsabilidade: João Bosco Ramos Fuska
Contato (12) 9183 5302 / (012) 8271 9004 / (12) 3145 2859

Centrais sindicais fizeram na sexta feira(30), manifestações e paralisações pelo Brasil


A nível de Cruzeiro tudo aconteceu na maior tranqüilidade com a presença do Sindicato dos Metalúrgicos na portaria da nossa maior empresa.
O Sindicato das 13 às 17 horas, com o carro de som, o presidente Jumar Batista da Silva, na sexta feira(30) deu ciência aos trabalhadores e trabalhadoras deste acontecimento nacional que a Força Sindical e as demais centrais praticaram em várias regiões do Estado de São Paulo e do País ontem.

Os atos, do Dia Nacional de Manifestação e Luta, visa  chamar a atenção do governo, para a Pauta Trabalhista que cobra o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, reajuste para os aposentados, fim do projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização e mais investimento em saúde e educação.

 “O DIA 30 DE AGOSTO, FOI DE OPORTUNIDADE PARA QUE AS OUTRAS CATEGORIAS DE CRUZEIRO QUE NÃO PARTICIPARAM DO DIA NACIONAL DE LUTAS OCORRIDO NO 11 DE JULHO, PARTICIPAREM, OU SEJA, DE EXERCERCEREM O DIREITO LEGAL DE SE MANIFESTAREM CONTRA O GOVERNO FEDERAL PRINCIPALMENTE NAS QUESTÕES TRABALHISTAS” : JUMAR BATISTA DA SILVA - PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CRUZEIRO

João Bosco Ramos Fuska
MTB 53617 SP

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fogo destrói antigas dependências de boate em Cruzeiro





Um incêndio destruiu nesta quinta-feira (29)  o que restava do prédio da antiga boate Trinidad, região da Lagoa Dourada que era usado como depósito por uma família do bairro. Ninguem ficou ferido.

Fogo assusta moradores de Cachoeira Paulista





Um incêndio de grandes proporções assustou moradores e comerciantes da cidade. O fogo que começou por volta das 17hs, se alastrou de tal forma que o trabalho da equipe de Bombeiros, voluntários e membro da defesa civil, foi exaustivo para controlar as chamas que foram cessadas por volta das 23 horas. 

Casas que ficam nas proximidades foram interditadas pela Defesa civil e ninguém ficou ferido. “Aproximadamente 25 pessoas dedicadas, veículos e equipamentos, a S
abesp, Inpe foram imprescindíveis e claro aos Amigos da Polícia Militar de Cachoeira, a Polícia Civil na pessoa do Delegado, Dr Mario Celso, aos empresários cachoeirenses e parte da população que nos apoiou e ajudou possibilitando que se coroasse de êxito esta operação”, disse Cabo Olair do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro.

Moradores e Comerciantes ouvidos pelo Nossa Região em Foco descreveram o que presenciaram. " Moro há 60 anos aqui e nuca tinha visto um coisa desta. Moça que incêndio assustador", disse o aposentado Wilson Souza, 74 anos.

" Estava chegando do trabalho e percebi a fumaça e comentei com minha esposa mais uma queimada destruindo alguma área por ai e horas depois fiquei assustado, apesar da distância, com o fogo", disse o metalúrgico Edson Lopes, morador na Margem Esquerda.

" É uma coisa muito triste espero que não tenha sido criminoso. Foi muito impressionante o que vi", disse a estudante Marcela Oliveira.

Reportagem Raul Medeiros, Luciano Silva e Larissa Oliveira


Cruzeiro Comemora Dia do Profissional de Educação Física com Integração Social


O Departamento de Esportes de Cruzeiro (DEC) comemora o dia 01 de Setembro que é o dia do profissional de educação física com uma integração social na região central da cidade. O evento tem o objetivo de homenagear esse profissional que é um grande auxiliar para o bem estar físico, social e mental das pessoas.

O evento será no próximo dia 02, na Praça Dr. Antero Neves Arantes (Rua 7), das 08h às 12h, com entrada gratuita para o público. O DEC estará oferecendo a população palestras educativas, oficinas esportivas, aulas de alongamentos e fitness, aferições e prevenções.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos profissionais de educação física, as mais comuns são observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientar a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrigir a postura durante a realização dos exercícios, conferir os batimentos cardíacos dos atletas, verificar a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
Atualmente, profissionais da área orientam que o melhor para o educador físico é trabalhar com o aspecto lúdico, ajudando as pessoas a liberarem suas tensões e se tornarem mais felizes.

Dia 1º de Setembro

A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces.
Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos.
As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.
Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.


Cecília Bueno
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Edimilson Pinheiro é campeão da Copa Brasil Vitória

O mesatenista cruzeirense Edimilson Pinheiro participou da Copa Brasil Sudeste em Vitória-ES esse fim de semana. O circuito é composto de cinco etapas em todo o território nacional e no fim do ano acontece o Campeonato Brasileiro.
Na grande final Edimilson venceu Mario Ribeiro, do Rio de Janeiro, por 3 x 2 parciais de 9x11, 4x11, 11x5, 11x8 e 11x09. Com o excelente resultado o mesatenista manteve a primeira colocação no ranking nacional da categoria.

Com o objetivo de melhorar cada vez o nível técnico e continuar conquistando títulos pelo Brasil e o mundo, o cruzeirense treina intensivamente cerca de 2 horas por dia, além de participar de treinamentos específicos e clínicas de tênis de mesa.

Os próximos desafios de Edimilson serão o Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de outubro e o Campeonato Parapan Americano que acontece na Costa Rica no fim do ano.
Ao atleta gostaria de agradecer o Restaurante Minuano pelo apoio recebido para participar das competições do circuito nacional e internacional.
Foto: Christian Martinez/RGB Studios

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

População da região ultrapassa 172 mil habitantes; Cruzeiro saltou de 77 para mais de 80 mil habitantes

Cruzeiro ultrapassou a marca de 80 mil habitantes. Foto: Divulgação Prefeitura de Cruzeiro

A população da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) chegou a 2.406.735 habitantes este ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a estimativa, a região ganhou no último ano 100.977 habitantes comparado ao ano passado, um crescimento de 4,38% em relação à população estimada pelo instituto em 2012.

Comparado ao censo de 2010, a população da região aumento 6,27%, o que representa 142.141 pessoas a mais.

Brasil.A população brasileira cresceu 0,9%, segundo os dados IBGE. Neste ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhão a mais do que no ano passado (199,24 milhões).
O crescimento é menor do que o observado entre 2011 e 2012, que havia sido 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042, ano em que a população brasileira para de crescer. "A população vai crescendo, cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir", disse ele.
Em 2042, a população brasileira atingirá seu tamanho máximo, de 228,4 milhões. A redução do ritmo de crescimento nos próximos 30 anos e a queda da população a partir daí são reflexos principalmente da queda de taxa de fecundidade. Se hoje a média de filhos por mulher é 1,77, em 2030 será 1,5.
A queda da taxa de fecundidade, aliada ao aumento da expectativa de vida da população provoca o envelhecimento da população. Segundo a presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, a mudança do perfil da população brasileira de uma nação jovem para um país de idosos é um desafio para o governo e a sociedade.
"Temos que pensar como vamos tratar a questão previdenciária e a questão assistencial. Mas há também a questão do dia a dia, de como se cuida desses idosos, de como as famílias vão se estruturar para cuidar desses idosos", disse Wasmália.

Método.Segundo o IBGE, esta é a primeira projeção populacional calculada a partir do Censo Demográfico de 2010. Até o ano passado, o instituto utilizava estimativas matemáticas. Por isso, houve revisão da população de 2000 a 2012. A população de 2012, por exemplo, foi corrigida de 193,9 milhões para 199,2 milhões. 
População dos municípios de nossa região em 2013

Areias - 3.839
Arapeí - 2.541
Bananal - 10.680

Cachoeira Paulista - 31.791
Cruzeiro - 80.408
Lavrinhas - 6.950
Piquete - 14.278
Queluz - 12.234
São José do Barreiro - 4.190
Silveiras - 6.083
" Fico feliz com essa informação pois estamos diariamente buscando novos investimentos para nossa cidade como foi o caso da habitação, geração de emprego, novas industrias e o comércio cada vez mais forte. Nos últimos anos tivemos por exemplo mais de mais de 6 mil novas ligações residenciais de água realizadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e isso é um grande indicador do aumento da população e desenvolvimento de nossa cidade", disse a prefeita Ana Karin de Cruzeiro.

Reportagem Raul Medeiros com informações do estadão conteúdo.

Cruzeiro: Departamento de Finanças e Fiscalização Agora Atendem Juntos em Novo Endereço

O Setor de Divida Ativa e o Departamento de Fiscalização e Tributação agora atendem juntos em novo endereço, em um espaço maior e mais adequado para que sejam supridas as necessidades da população.

O departamento de Fiscalização é responsável pela formalização de empresas no bem como seu encerramento e também realiza o gerenciamento do ISS (Imposto Sobre Serviços), do município. O setor de Divida Ativa é responsável pelos pagamentos e acordos do IPTU e ISSQN.

Os Setores agora atendem no endereço: Rua Capitão Neco, 27 – Centro.
Telefones:

Fiscalização/ Tributação: 3143-6506

Divida Ativa: 3144-3246

Cachoeira Paulista é contemplada com a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento resíduos sólidos.


O município de Cachoeira Paulista foi contemplado com a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que será elaborado pela AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul). O órgão informou estar finalizando o processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada para realizar do trabalho. Em aproximadamente 30 dias esse processo será finalizado e a empresa irá realizar o estudo de campo no município para a elaboração do Plano. 

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cachoeira Paulista

Sebrae-SP tem novos cursos de ensino a distância


O Sebrae-SP ampliou o portfólio do programa de Educação a Distância (EAD). A partir de agosto, estão disponíveis seis novos cursos voltados a quem busca capacitação que contribua para melhor gestão do seu negócio sem precisar ir a sala aula. A novidade é a criação dos cursos “Turismo receptivo”, “Tendência e inovação em serviços de alimentação” e “Meios de hospedagem”, desenvolvidos para empreendedores que focam oportunidades geradas pela Copa do Mundo 2014.  A grade regular também inclui os temas “Gestão de equipe de vendas”, “Mantendo o estoque em dia” e “Investindo em pessoas”.
“A Educação a Distância do Sebrae-SP é sucesso devido a sua praticidade e excelente conteúdo das aulas”, afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP. “Todos os cursos foram desenvolvidos com base nas principais demandas do mercado. Desta forma, ajudamos a capacitar os empreendedores nos pontos que suscitam as grandes dúvidas sobre gestão de um negócio. Tudo de forma gratuita”.
No primeiro semestre de 2013, 35.658 pessoas se inscreveram nos 45 cursos de ensino a distância do Sebrae-SP. No mês de julho, foram registradas nove mil inscrições, aumento de 46% em relação a abril.
Todos os cursos do Sebrae-SP são gratuitos e podem ser acessados pelo http://ead.sebraesp.com.br/.  Além de opções para pessoas jurídicas, há cursos para pessoas físicas que buscam orientação para abrir um negócio.
Na página do Sebrae-SP, o usuário tem acesso a lista completa de cursos, descrição do conteúdo a ser ensinado, público indicado, carga horária e pré-requisitos para inscrição. Após a conclusão das aulas, é emitido certificado e todo material didático é disponibilizado para download ou impressão.
O Sebrae-SP acompanha as tendências da tecnologia e já oferece alguns cursos com a facilidade de acesso direto por celular ou tablet.


Reportagem Wilson Silvaston 
Assessor de Imprensa
Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP

Cruzeiro: Visita Ecológica Estimula Criatividade Sustentável

Crianças observam brinquedos desenvolvidos a partir de material reciclavel. 
Foto. SEMEA

Criada na atual gestão, a secretaria de Meio Ambiente disponibiliza para a população, diversos projetos ecológicos e que estimulam a criatividade sustentável. Os projetos são diversos e acontecem em sua maioria em parceria com as escolas municipais, empresas privadas e instituições sociais.

Na última quarta-feira (28), aproximadamente 200 alunos da creche Foresta Massei Cabral visitaram o NAC (Núcleo Ambiental de Cruzeiro) e participaram de uma oficina de arte reciclagem.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Madureira, essas oficinas têm grande responsabilidade ambiental e contribuem para que se tenha um município sustentável. “A oficina além de colaborar na preservação do meio ambiente, faz também com que se estimule a criatividade das pessoas através da reciclagem”, explica.

Dentre os projetos sustentáveis realizados pela secretaria de Meio Ambiente na cidade estão : Projeto Horta nas Escolas, Amigos da Praça, Olho no Óleo e muitos outros.

NAC

O Núcleo Ambiental de Cruzeiro é um ambiente de educação ambiental direcionado à comunidade que se interesse por aprender através de oficinas. Para conhecer o local é só ir até o Bosque Municipal.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deputado Marco Aurélio ministra palestra em Cachoeira Paulista

Deputado Marco Aurélio fala sobre a importância e desafios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Foto: Divulgação

O deputado estadual Marco Aurélio (PT) esteve na última sexta-feira, dia 23, em Cachoeira Paulista, onde participou do evento Cachoeira Paulista - Olhando para o Futuro, realizado na ETEC (Escola Técnica) Professor Marcos Uchôa dos Santos Penchel.
A convite do professor Danilo Luiz Silva, o deputado realizou uma palestra sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba para estudantes, professores e direção da escola.
Marco Aurélio falou sobre os principais pontos do projeto de lei que criou a RMVale, sua importância e desafios. O parlamentar falou também sobre o Turismo no Circuito da Fé, uma das atividades que coloca a cidade entre as mais visitadas do Estado de São Paulo.
Também esteve presente no evento, o prefeito de Cachoeira Paulista, João Luiz (PT), que falou sobre os projetos e ações do seu mandato para o desenvolvimento do município.
O diretor da ETEC, Márcio Mota de Campos, agradeceu a presença das lideranças e falou da relevância do evento para os estudantes que buscam a qualificação profissional.

Cruzeiro vence etapa da Gincana da Solidariedade





Daniel Pasqualin e a diretora Rosana Pimentel. 
Fotos: Nicolas Vieira/ Educação Cruzeiro

Foto: Manoel Felipe Martins


A escola Joaquim Rebouças de Carvalho Netto, que representa a cidade de Cruzeiro foi o grande campeã da chave 4 da Gincana da Solidariedade 2013, promovida pela Pasqualin Eventos em parceria com a Rede Vanguarda. 

Cruzeiro venceu a etapa arrecadando mais de 10 toneladas de arroz. Em segundo lugar ficou o Instituto Santa Tereza de Lorena com pouco mais de 9 Toneladas. representantes de Guaratinguetá e Lavrinhas também participaram da competição solidária. 

" Foi um trabalho um arduo, dificil, mas feito com muito carinho. Agradeço a todos que colaboraram, principalmente nossa equipe, alunos, familiares e amigos de outras escolas de Cruzeiro. Todos foram fundamentais para esse exito na conquista. Agora vamos nos preparar para a próxima fase", disse a diretora escola Rosana Pimentel.

As mais de 10 toneladas arrecadadas serão distribuídas para entidades sociais da cidade. " Ficamos muito felizes em poder ajudar essas entidades. Pra você ter idéia tem entidade que esse arroz ajudará em três meses", finalizou a diretora.



Reportagem Nicolas Vieira

Cruzeiro: Ação Rural 2013 Movimenta Bairro Batedor

Evento sempre  foi um grande sucesso em todas as edições. 
Foto: Arquivo Nossa Região em Foco

Em sua 4ª. edição, a Ação Rural 2013 é uma parceria entre o DOM (Departamento Odontológico de Cruzeiro) e as diversas secretarias do Governo Municipal que tem o objetivo comum de disseminar a importância das ações de prevenção em saúde bucal, lembrando que é incentivando o cuidado na infância que se tem a garantia de sorrisos saudáveis por toda a vida.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (29), na escola de campo “Albert Sabin”. Durante a programação da Ação, os alunos da rede municipal de ensino, matriculados nos bairros da zona rural, poderão desfrutar de ações educativas tais como teatros, palestras sobre preservação do meio ambiente, brincadeiras esportivas, entre outros.

Neste ano, a Ação Rural também tem programação direcionada para os pais dos alunos, onde poderão realizar exames de pressão, glicose e, no caso das mulheres, a coleta do preventivo. O Fundo Social também estará presente com seu Bazar Solidário, fazendo doações de roupas.

O principal foco do evento é a realização de exames bucais nos alunos e, detectado necessidade de tratamento, os mesmos realizarão o tratamento bucal gratuitamente no DOM (Departamento Odontológico de Cruzeiro).

DOM

Implantado há quatro anos pelo Departamento Odontológico Municipal (DOM) em parceria com as secretarias de educação e saúde, o projeto Cruzeiro Sorridente consiste no trabalho de prevenção de doenças bucais em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, por meio de teatro, cartazes, distribuição de materiais didáticos e explicativos com técnicas de escovação, dentre outros. O projeto já beneficiou aproximadamente 8 mil alunos da rede municipal de ensino.

Mensalmente, os agentes do DOM visitam as escolas e através de triagem encaminham os alunos que necessitam de tratamento para a sede do departamento. Durante o processo de triagem, são realizadas palestras educativas. Segundo a dentista Luciene Sansevero, diretora do DOM, “tudo começa pela boca e as crianças devem aprender isso desde cedo”, comenta.

Além da boa escovação e de ações preventivas, o projeto enfatiza que a alimentação também é considerada uma forte aliada na prevenção de doenças bucais. "As doenças bucais estão relacionadas não só com higiene bucal, mas também com os alimentos que a criança ingere e que determinam que tipo de saúde terá seus dentes. Por isso, realizamos a campanha de prevenção constantemente”, conclui Luciene.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cruzeiro recebe hoje etapa da Gincana da Solidariedade


Nesta terça-feira (27) tem a ultima etapa da primeira fase da Gincana da Solidariedade promovida Pasqualin Eventos em parceria com a TV Vanguarda. Vai ser em Cruzeiro, no Ginásio do Brasil Futebol Clube, a partir das 15hs.

Participam escolas: Cruzeiro - EM Joaquim Rebouças, Guaratingueta - EMEF Profª Ana Fausta, Lavrinhas - EMEFEF Profº Tonico Varajão, Lorena - Instituto Santa Teresa


Dessa vez, os estudantes têm que arrecadar arroz. 

" Estamos muito confiantes pois o trabalho foi muito forte e com dedicação de todos os envolvidos neste projeto", disse a secretária de Educação de Cruzeiro, Cristina Cobra.

Assaltantes aterrorizam postos de gasolina em Canas e Cachoeira

Um dos postos de Cachoeira, cidade que virou foco de assaltantes da região; Polícia Civil intensifica ação em busca de quadrilha 

Agosto tem sido marcado pelo medo e preocupação para frentistas e proprietários de postos de combustíveis de Canas e Cachoeira Paulista. Somente nos últimos 15 dias, cinco assaltos foram registrados nos municípios.

Em Cachoeira, a série de crimes é alarmante. Em curto espaço de tempo, diversos assaltos foram cometidos. Nas últimas semanas, um estabelecimento no bairro do Pitéu foi assaltado três vezes e outros dois postos no Centro também foram alvo dos criminosos.  

Um frentista, que não quis se identificar, e que trabalha em um posto na avenida Sarah Kubitschek, no Centro, relatou o crime no último dia 12. “Por volta das 20h, dois bandidos chegaram a pé e com arma em punho, mandando os três frentistas deitarem no chão. Depois de alguns minutos nos aterrorizando, eles fugiram em direção a rodovia Presidente Dutra”.

O trabalhador revelou o sentimento de medo e indignação diante a série de assaltos. “Estamos vivendo sob pressão. Já acordamos preocupados e sem saber se iremos voltar ilesos para a casa. Precisamos de mais segurança para trabalhar, mas infelizmente os bandidos perderam o medo até da policia”, desabafou.

Canas – De acordo com o empresário Francisco Batista de Oliveira Junior, proprietário de um posto de combustíveis na Rodovia Deputado Oswaldo Ortiz, que liga Canas á Cachoeira, nos últimos cinco anos seu estabelecimento já foi assaltado nove vezes. Ele calcula o prejuízo que teve em agosto, já que o posto foi assaltado duas vezes nos últimos 15 dias. “Na sexta-feira retrasada eles renderam os funcionários, por volta das 21h, e enquanto estouravam o cofre no escritório obrigaram os frentistas a continuar atendendo os clientes para ninguém desconfiar. Além das portas e do cofre quebrados, eles me roubaram cerca de R$ 1 mil”, lamentou.

O empresário acredita os crimes na região vem sendo cometidos pelo mesmo grupo. “Aqui no meu posto eles sempre agem com violência e esperam o melhor momento para nos roubar. Pelo que tenho ouvido em Cachoeira, os frentistas e proprietários relatam que ação dos criminosos é praticamente a mesma”.

Investigação – De acordo com a Polícia Civil, as delegacias de Canas e Cachoeira Paulista estão trabalhando de forma integrada para tentar identificar os criminosos. Já que a maioria dos postos assaltados possui câmeras de segurança, o material está ajudando na investigação.

Reportagem Lucas Barbosa
Jornal Atos

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...