sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Guia de Piquete conta experiências em escaladas no Pico dos Marins

Foto:Arquivo Pessoal/Lucas Peixoto

* Ser guia no Pico dos Marins é algo muito gratificante pra mim! É algo que comecei a realizar tem uns 2 anos e meio! Estou amando poder levar pessoas para viver essa aventura e sentir a verdadeira sensação de encontro com seu próprio espírito. Digamos que seja uma mistura de força e resistência. Você precisa trabalhar ao mesmo tempo todos os seus sentimentos e mostrar a si mesmo o quanto você é capaz de superar o medo e o cansaço, tanto mental, quanto físico.
Afirmo que isso seja um presente de Deus em minha vida, pois acredito que Deus dá um dom a cada ser humano, e o meu foi este, viver nas montanhas e poder guiar outras pessoas até o topo. Eu costumo dizer que as montanhas são uma espécie de reino mágico onde, por meio de algum encantamento eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo e acredito que para as pessoas que praticam este tipo de esporte também.
A caminhada é dura, os obstáculos também, mas não é impossível. As pessoas tem mania de planejar muitas coisas durante a vida, e a maioria dessas coisas fica apenas nas palavras, ou seja, são planos sem ação. Eu não. Quando digo que vou fazer algo, eu faço acontecer. Para realizar você precisa ter força, foco e se jogar de cabeça. Comecei levando 4 pessoas para subir o Pico e hoje estou preenchendo duas vans a cada passeio, o que corresponde a no máximo 30 pessoas.
O Pico dos Marins fica situado na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, no estado de São Paulo. Fica localizado na Serra da Mantiqueira e seu cume está 2422 metros acima do nível do mar. O trekking na subida ao pico é considerado de dificuldade média/pesada.
A subida é do tipo conhecido como "escalaminhada", não sendo necessários equipamentos especiais como cordas e grampos. Sempre se deve contar com ajuda de guias para evitar perder-se na trilha e não é recomendado subir em dia chuvoso, pois não existe abrigo da chuva ou relâmpagos. Devido a estes fatos, a temporada para subida é na estação de inverno, geralmente de Junho ao começo de Outubro. Aqui vocês podem apreciar algumas fotos de passeios realizados por mim. 
Praticamente tudo numa caminhada acontece por instinto. Não precisamos raciocinar para caminhar, para respirar ou para olhar ao redor. Isto libera a nossa mente para passar a vida a limpo. A montanha se transforma em companheira atenta e paciente, em psicóloga e em confidente.
* Lucas Peixoto, morador de Piquete, é guia no Pico dos Marins, divisa entre Cruzeiro e escreveu para o Portal Meon)

Fonte: Portal Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...