sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Horário de Verão começa domingo e será mais longo

Com o Horário de Verão, atividades ao ar livre são as mais recomendadas. Foto: Marcelo Caltabiano

Começa neste domingo, dia 19 de outubro, o Horário de Verão brasileiro 2014/2015, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia-noite de sábado para domingo. Desta vez a mudança terá uma semana a mais, terminando em 22 de fevereiro do próximo ano.
O período foi acrescido em sete dias para que a volta ao horário comum não acontecesse no domingo de Carnaval (15 de fevereiro), o que poderia gerar confusões.
Esta edição do Horário de Verão, embora mais longa, proporcionará 31,3% menos economia de consumo de energia.
Estimativa do Ministério das Minas e Energia aponta que R$ 278 milhões serão poupados no intervalo em que a medida estiver em vigor. Em 2013/2014, o horário diferenciado gerou R$ 405 milhões de economia para o país.
O secretário de Energia Elétrica do ministério, Ildo Grüdt-ner, explicou que a redução de economia foi causada pelo baixo índice de chuvas e o consequente acionamento das termoelétricas, que gastam mais do que as hidrelétricas.
“Será menor que o valor do ano passado porque temos despacho maior de geração térmica pela situação hidrológica que passamos”.

Economia. Para Almir Fernandes, diretor da regional da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Horário de Verão é positivo. “Traz uma pequena redução nos gastos com consumo elétrico para as empresas”, disse.
O horário antecipado proporciona ainda, segundo Fernandes, estímulo para seguimentos de alimentação e lazer. “As pessoas saem do trabalho e ainda está dia claro: vão mais para bares, clubes, restaurantes e shoppings. Então temos uma tendência de aquecimento nestes setores”, afirmou.

Dicas. Médico ginecologista e praticante de triatlon Antônio Carlos Guardia aconselha as pessoas a iniciarem uma pré-adaptação entre hoje e amanhã. “Tentar acorda mais cedo um pouco, nem que seja dez, quinze minutos a cada dia. Desta forma, o impacto de uma hora a menos no sono será bem menor”, diz.
O profissional afirma que a velha tática de dormir mais cedo também ajuda. “Quanto antes a pessoa conseguir dormir, melhor”. Ele explica que a falta de sono pode causar fadiga muscular. “Para quem pratica exercícios a dica é que o sono faz parte de um treino”.
Em média, o corpo se adapta ao novo horário entre uma semana e 15 dias. Irritabilidade, dor de cabeça e indisposição são os principais sintomas que costumam aparecer com a mudança nos relógios.

Saiba mais
O que éHorário de Verão

QuandoEntra em vigor a zero hora do próximo domingo, dia 19 de outubro, quando os brasileiros que vivem no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora

DuraçãoO Horário de Verão vai até o dia 22 de fevereiro, uma semana além do prazo comum. Nessa data, os brasileiros das áreas afetadas devem atrasar seus relógios em uma hora

Caroline Lopes
Especial para O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...