terça-feira, 14 de abril de 2015

Assembléia nesta quarta-feira (15) define futuro de trabalhadores da Maxion em Cruzeiro

Funcionários da Maxion cruzam os braços e fecham principal acesso da empresa em Julho de 2013.Foto:João Mira/Arquivo

Após 15 dias de negociação entre Sindicado dos Metalúrgicos e Empresa Maxion, ambas as propostas serão definidas pelos trabalhadores em assembleia ou plebiscito na próxima semana, precisamente na quarta (15/04).
O assunto sobre o futuro dos funcionários da empresa não é definido pela entidade e pela representação da classe, sendo a palavra final dos próprios funcionários, que decidirão seu futuro dentro da empresa.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a Maxion alegou queda de 40% na produção, não tendo condições de manter o quadro de funcionários efetivos. Portanto, a empresa procurou o Sindicato para juntos buscar uma solução. De início o Sindicato propôs a redução de 10% no salário dos trabalhadores horistas, equiparando a redução salarial dos funcionários mensalistas, garantindo assim o emprego de todos os metalúrgicos até o dia 31 de dezembro de 2015.
A Maxion analisou a proposta e recusou, alegando que esta medida seria insuficiente para o seu orçamento e apresentou uma contraproposta. A empresa propôs manter a redução de 10% do horista e alegou ser necessário a suspensão do pagamento do PRO (Participação nos Resultados Operacionais) do ano de 2015, retornando o benefício em 2016, com esta medida garantiria o emprego de todos os trabalhadores até o dia 31 de dezembro de 2015. O Sindicato dos Metalúrgicos aceitou a proposta, porém exigiu que os 39 funcionários demitidos no dia 07 de abril retornassem para a empresa, porque os mesmos teriam sido demitidos enquanto estavam em negociação.
A proposta final entre Sindicato e Maxion que será levada para votação pelos trabalhadores é:
Redução de 10 % dos Horistas e suspensão do benefício PRO no ano de 2015, garantindo até o dia 31 de dezembro de 2015 o emprego dos trabalhadores e dos 39 demitidos na última semana. Se a proposta for recusada pelos funcionários, a Maxion poderá continuar as demissões para ajustar a demanda do mercado atual.

Fonte: Mix Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...