quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Chuva deixa Vale Histórico e Médio em estado de Alerta

O Centro de Previsões Climáticas (Cptec) informou que as cidades do Vale Histórico devem ter chuvas intensas nos próximos dias. Segundo Gustavo Escobar, pesquisador do instituto, as chuvas devem se manter intensas na região nos próximos três dias. Ainda assim, a região só deve ter trégua de chuva na próxima terça-feira (19).

O meteorologista afirma que o aumento no volume de chuva na região é causado por uma zona de convergência do Atlântico Sul. Segundo ele, a zona é um canal de umidade que vem da região amazônica em direção ao Atlântico e que ‘estacionou’ na região do Vale durante o percurso.


Em Cruzeiro, a Defesa Civil está monitorando os rios Barrinha e Lopes, que estão no limite do volume com o acumulado de chuvas. O índice dos últimos 14 dias do mês já está alcançando o limite esperado para janeiro inteiro, que é de 350 milímetros. Com as chuvas da última noite a cidade chegou aos 296 milímetros.

Região
Na manhã de quarta (13) a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as cidades do Vale do Paraíba por conta do volume de chuvas dos próximos dias. O alerta foi por conta do volume de chuvas na região. Segundo o Centro de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até o dia 11 de janeiro deste ano já havia chovido mais do que todo o mês de janeiro de 2015.

A previsão é de que não haja trégua de chuva até a próxima terça-feira (19) em todo o estado. O Cemaden informou que a previsão é de chuvas significativas para os próximos sete dias.


Fonte:g1/vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!