segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bananal sediou encontro de municípios


Com a presença de diversos prefeitos e representantes da maioria das 67 cidades que integram a Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), o município de Bananal foi sede da reunião ordinária da instituição.

Na abertura do encontro, o presidente da Aprecesp e também prefeito de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci elogiou o potencial turístico de Bananal, em especial, pelo casario antigo e, em seguida, passou a palavra ao prefeito David Morais. O chefe do executivo de Bananal salientou a importância das ações político-econômicas que a Associação das Cidades Estâncias vem concretizando e, por essa razão, destacou que não pensou duas vezes em associar à instituição logo no início de seu mandato. “Não sei por quais motivos os administradores de Bananal que me antecederam optaram por deixar o município de fora da Aprecesp. Tomei a atitude de credenciar a cidade ao organismo e de lá para cá temos colhido bons frutos. Diversas já foram às obras e conquistas que alcançamos junto ao Departamento de Apoio às Estâncias (Dade), por intermédio da Aprecesp. Portanto, nossa avaliação é de que acertamos ao fazer parte dessa relevante entidade”, analisou David na abertura do evento.

Terminada a primeira parte, os participantes do encontro puderam acompanhar duas palestras que abordaram como tema central, Questão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. George Winnik, do Instituto São Paulo Sustentável, salientou entre outros aspectos fundamentais, que o atual modelo de desenvolvimento tem colocado uma grande pressão sobre o sistema ecológico do planeta. Portanto, é importante que gestores públicos e a iniciativa privada repensem tal modelo.
A segunda palestra foi proferida pelo engenheiro do Instituto de Cidadania Ambiental, Paulo Henrique Bellingieri, que realizou um enfoque acerca da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os Municípios. O especialista disse que os prefeitos de todo o país terão até 2014 para desativarem os chamados “lixões” e promoverem a implantação de aterros controlados, visando também efetivar um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
Antes da fala final dos prefeitos e representantes dos municípios, o prefeito David Morais ainda presenteou o presidente da Aprecesp, Antônio Colucci e a Coordenadora de Turismo do Dade, Elizabeth Correa, com quadro em grafite do Solar Aguiar Valim. Também foi apresentado aos participantes o novo site da Aprecesp, que destaca os pontos turísticos de cada uma das cidades associadas.

David Morais disse ao final: “Sentimo-nos honrados em sediarmos pela primeira vez esse encontro, pois a Aprecesp tem servido como mecanismo fundamental para conquistas de nosso município. Desta forma, estreitamos caminhos não apenas na relação entre as próprias cidades associadas, mas também no sentido de fortalecimento da entidade visando ampliar as conquistas junto ao governo do estado”.

fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Bananal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...