Cruzeiro teve resultado positivo na avaliação desenvolvida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, divulgado nesta semana pelo MEC (Ministério da Educação). A cidade atingiu a média de 4.2, sendo que a meta estipulada era de 4.1, no ensino público.
O Ideb mede a qualidade do ensino de cada cidade, até mesmo de cada unidade escolar da rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação.
Para que a nota cresça, tal como em Cruzeiro, é necessário que a Educação esteja em pleno funcionamento e com aplicações de políticas públicas eficientes, para que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
A meta atingida por Cruzeiro é reflexo dessa política de investimentos em qualificação profissional e também em infraestrutura. A E.M. Antônio Xavier, na Vila Paulista, é um exemplo.
A unidade passou por ampla reforma em suas instalações, e os professores e demais profissionais que lá exercem suas funções têm total apoio e incentivo da atual gestão, através da Secretaria Municipal de Educação para exercerem com competência seus trabalhos educacionais.
Tais incentivos e investimentos colocaram a escola mais uma vez em destaque, atingindo a nota 6.0, sendo que a meta projetada era de 5.3. Outra Unidade Escolar de Cruzeiro que atingiu a nota 6.0 foi a Marcínio Pereira de Castro, que também passou recentemente por uma reestruturação, oferecendo mais espaço e qualidade para os educadores e alunos.
Além dessas duas escolas, os dados divulgados do Ideb mostram que nenhuma escola de Cruzeiro retrocedeu as notas anteriores, avaliadas em 2009 e mais do que isso, praticamente todas as escolas da rede municipal tiveram notas iguais ou superiores as metas projetadas pelo MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário