Lucas Barbosa/Jornal Atos
Piquete
Prefeitos do Vale do Paraíba estiveram na última semana em Brasília, em uma reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente, para discutir as adequações que os municípios terão que realizar em 2013, referentes à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O quadro colocou em risco o serviço de coleta em Piquete, que a partir de janeiro, não terá mais um lugar adequado para depositar o seu lixo, podendo ser penalizado pelo Governo Federal.
Durante o encontro, os representantes do Ministério do Meio Ambiente, discursaram sobre as adequações que os municípios terão que providenciar em 2013, como a realização da coleta de lixo reciclável e a implantação de aulas sobre educação ambiental nas escolas da rede pública.
Em contrapartida, uma comissão, formada por prefeitos do Vale, apresentou uma carta pedindo ajuda financeira ao governo para que todas as cidades tenham condições de se adequar até o ano que vem, para que não sejam penalizadas com multas.
As adequações estão preocupando o prefeito de Piquete, Mário Silva, pois o município não possui sistema coleta de lixo reciclável, e o contrato entre a prefeitura e a Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), para a ocupação da área usada como lixão, não será renovado.
“Esta noticia é muito preocupante, já que devido à geografia da cidade, não possuímos outra área onde possamos depositar o nosso lixo. A diretoria da Imbel já nos informou que o contrato que vence no final deste ano, não será renovado para o ano que vem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário