sexta-feira, 8 de março de 2013

Transporte intermunicipal vai passar por licitação no Vale do Paraíba


              Padrão azul da EMTU será adotado nos ônibus que circulam no Vale.                                                      (Foto: Divulgação/EMTU)

A partir desta sexta-feira (8), o sistema de transporte público entre as cidades da região Metropolitana do Vale do Paraíba passa  a ser controlado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que licitará as linhas até o fim deste ano. Anteriormente o sistema era vinculado à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Atualmente as linhas da região são operadas por 10 empresas com uma autorização provisória do Estado. "Nós estamos iniciando uma pesquisa origem-destino para conhecer mais as necessidades da região. Depois é que vamos definir a modificação de linhas, a criação de outras e preparar a licitação", disse Evandro Losacco, diretor operacional da EMTU ao G1.
A região do Vale do Paraíba tem 60 linhas intermunicipais. Com a transferência para a EMTU, as linhas passam a ser denominadas 'linhas metropolitanas'. Outras 41 linhas serão gerenciadas de forma compartilhada pelos dois órgãos.
Com a mudança, as tarifas e pontos de parada de todas as linhas serão fixadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. As empresas também terão que alterar a programação visual dos veículos. Será obrigatória a implantação do padrão EMTU, com as pinturas azul e cinza, já adotadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos.
Clandestinos
A EMTU deve aumentar o combate ao transporte clandestino na região. "Nós já trabalhamos com uma empresa que está mapeando a atuação dos clandestinos. Vamos aumentar a fiscalização neste sentido", garantiu Losacco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!