sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Piquete aguarda por Hospital de Média Complexidade para 2014

Com estrutura deteriorada, hospital de Piquete é hoje retrato da saúde sucateada da cidade; apoio pontual(Foto: Arquivo Atos)

Em meio a um turbilhão de problemas no setor da saúde, a região recebeu na última semana uma notícia que em breve pode amenizar a situação. O Governo do Estado aprovou a solicitação da Prefeitura de Piquete para a implantação de um Hospital Geral de Média Complexidade, com capacidade para cem leitos no município.

Durante um seminário em Piquete, realizado em maio do ano passado, a prefeita Teca Gouvêa (PT) se reuniu com prefeitos de cidades vizinhas e do Vale Histórico, para discutir saídas para os problemas relacionados à saúde na região.

Após o encontro, a petista encaminhou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um pedido para que o antigo hospital do município fosse reativado. Em resposta, Padilha comprometeu-se a colaborar, mas afirmou que era necessária a aprovação técnica do projeto pela Comissão Intergestores Bipartite (que reúne os gestores federais e estaduais).

Para a elaboração do novo projeto, Teca solicitou ajuda da Delegacia Regional de Saúde de Taubaté, que em junho encaminhou uma equipe ao município para ajudar na elaboração do projeto.

Depois de aprovado pela Câmara Técnica de Saúde do Estado e pelo Colegiado de Saúde do Vale do Paraíba, o projeto foi encaminhado à Comissão Bipartite.
No último dia 19, a Comissão divulgou no Diário Oficial do Poder Executivo a aprovação para a implantação do Hospital Geral. “O mais difícil já temos, que é o aval técnico. Agora, está nas mãos do Governo Federal a liberação dos recursos para darmos o próximo passo em busca desta grande conquista”, revelou Teca.
A petista exemplificou a importância da possível reativação do hospital.

“Todas cidades vizinhas e do Vale Histórico enfrentam dificuldades na hora de internar seus moradores nos hospitais referências. Então com essas novas cem vagas, certamente ofereceremos um atendimento mais rápido a esta demanda”.

Lucas Barbosa/Jornal Atos
Piquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!