Passados pouco mais de oito meses de governo, a população de Lavrinhas se sente abandonada à própria sorte. A administração do atual prefeito, Sérgio Ruggeri, (PTB) não disse a que veio.
Não fossem as festas realizadas (micareta, carnaval, rodeio, torneio leiteiro, aniversário da cidade e etc…); segundo falam a peso de ouro, a atual administração municipal não conseguiu até agora fazer qualquer realização marcante, não deixando clara a sua marca e estilo administrativo.
Ao contrário, segundo a população, o prefeito Sérgio mostrou-se como um administrador de gabinete, que não atende a população ou tão pouco circula pelas ruas ou pelos bairros.
A mesma população reclama que o prefeito não tem pulso com os secretários, que não possuem muita experiência nas funções e deixam a desejar no desempenho de seus trabalhos.
Segundo pessoas que acompanham frequentemente as sessões do legislativo, o bloco de oposição (formado por Franqueira, vereadora Ocimara, vereador Moisés e vereador Reinaldo – Naldo), liderado por Franqueira, não tem conseguido sequer aprovar requerimentos de informação com relação ao Poder Executivo.
Todos os requerimentos de informações têm sido regularmente barrados pelos vereadores do bloco da situação (formado pelos vereadores Mário Fonseca, Cleber, Siqueira, Dominginhos e Geraldo Eletricista ).
No entanto essa situação de aparente subordinação da Câmara Municipal de Lavrinhas ao prefeito Dr. Sérgio pode mudar.
No próximo dia 06 de setembro os vereadores de Lavrinhas devem votar um pedido de abertura de CEI (Comissão Especial de Investigação) contra a administração do Prefeito Sérgio Ruggeri.
Segundo fontes ligadas à Câmara Municipal, há pouco mais de uma semana um munícipe lavrinhense protocolou um pedido de abertura de CEI contra o prefeito Sérgio Ruggeri e o Secretário de Transportes, Luiz Fernando de Almeida.
Segundo o denunciante, o secretário Fernando Almeida teria sido flagrado e fotografado, em frente de sua residência, se utilizando de um veículo da prefeitura (um caminhão), em pleno domingo, para realizar serviços de interesse próprio e de parentes.
Ainda segundo o denunciante, mesmo após requerimento de informações feito ao prefeito Sérgio, o prefeito teria negado os fatos e acobertado a conduta do secretário Almeida (que continua no cargo).
Na denuncia, o denunciante afirma que existe uma verdadeira farra na utilização dos veículos da prefeitura e que o secretário Fernando Almeida, sob a proteção do prefeito, certo de impunidade, estaria inclusive apagando as provas de suas condutas indevidas anteriores.
Sem querer julgar ninguém, nos baseando nas informações repassadas por fontes ligadas à Câmara Municipal, trata-se de uma denuncia grave, reforçada por uma série de documentos e fotografias (onde se vê o próprio Fernando Almeida praticando o ato).
Esta talvez seja a grande chance dos vereadores lavrinhenses demonstrarem que realmente não estão encabrestados pelo prefeito Sérgio Ruggeri.
A gravidade das acusações demanda no mínimo uma investigação aprofundada, para que a verdade dos fatos seja atingida e apuradas as responsabilidades. Aliás, é uma oportunidade até do prefeito Sérgio Ruggeri, e o Secretário Fernando Almeida se defenderem e, caso inocentes, colocarem definitivamente uma pedra sobre esse triste episódio.
No entanto, apesar de um munícipe estar desempenhando um papel de fiscalização que seria atribuição dos vereadores, corre à boca pequena na cidade de lavrinhas que alguns vereadores não estariam manifestando o mínimo interesse de abertura da CEI e investigar os fatos. Segundo comentários, os vereadores da situação vão votar contra a abertura da CEI devido a compromissos e por possíveis interesses pessoais.
A nosso ver, a investigação dos fatos seria algo extremamente saudável, pois investigar não significa condenar. Ao contrário, seria uma boa oportunidade de averiguar como vai a administração municipal e, ao final, provar a inocência dos acusados.
A população espera que os vereadores cumpram a sua função com dignidade, que não se acovardam diante de pressões, eventuais ameaças e promessas de vantagens, afinal são pagos pelo povo para fiscalizarem o poder executivo.
Iremos acompanhar com toda a atenção essa votação do dia 06 de setembro, onde os meninos serão separados dos homens, os omissos dos verdadeiros líderes, os corajosos dos covardes, os honestos dos ímprobos, os homens imparciais daqueles afogados e comprometidos pelo sistema. Enfim, veremos quem é livre e quem está acorrentado.
Na próxima edição traremos a posição e o voto de cada vereador; afinal o povo tem direito de saber como atuam os seus representantes.
Matéria Extraída do Jornal A Notícia – Ed. 2111 de 1° Setembro 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário