terça-feira, 27 de março de 2018

Cadastramento biométrico termina nesta terça em 6 cidades da região


O prazo para o cadastro da biometria para as eleições 2018 encerra nesta terça-feira (27) para os mais de 58 mil eleitores de Areias, Cunha, Lagoinha, Piquete, Queluz e São Luiz do Paraitinga. Entretanto, mais de 16 mil eleitores ainda não procuraram o cartório eleitoral para atualizar o cadastro obrigatório.
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) informa que este prazo não será prorrogado. E as pessoas que não comparecerem até esta terça devem comparecer ao cartório da sua cidade até o dia 9 de maio para regularizar a situação.
Para fazer a biometria, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha.
“O percentual de cadastro deve ser observado de forma peculiar, pois parte dos eleitores que não comparecerem será daqueles com o título de eleitor suspenso ou que atualmente residem em outro município, e não devem voltar para o município de origem eleitoral. Então, se chegarmos entre 85% a 90% do eleitorado, teremos cadastro o total de eleitores de cada cidade”, comenta Ana Paula Lima, chefe de cartório da 128º zona eleitoral de São Luiz do Paraitinga.
Nos demais municípios, embora o comparecimento ainda não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já o cadastramento biométrico de modo a evitar as filas futuras. Não deixe para a última hora, agende logo o seu atendimento.
Penalidades
O eleitor que não comparecer e registrar a biometria, somente nas seis cidades obrigatórias, terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições 2018, além de outras restrições, tais como:
- o cidadão ficará impedido de receber salários ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo;
- não poderá tirar o passaporte;
- não poderá obter empréstimos em caixas econômicas ou qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;
- não será possível se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- não poderá obter o certificado de quitação eleitoral,
- não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
- ficará impedido de concorrer às eleições;

  
Confira abaixo a relação do cadastro de biometria obrigatório nas cidades da RMVale:
MunicípioEleitorado totalCom biometriaPercentual
Areias3.5322.56972,73%


Piquete11.1517.58368,00%
Queluz8.0925.21164,40%


Fonte:Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...