terça-feira, 17 de maio de 2011

JOGO DE MALHA: TRADIÇÃO QUE PERDURA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO






 Teve início no domingo(15) o tradicional Campeonato do Jogo de Malha em Cruzeiro, esse jogo é conhecido a muito tempo, e envolve tradicionais clubes da cidade, seus participantes são apaixonados por esse esporte, principalmente por passar de pai para filho.

São jogadores veteranos, e também temos os mais jovens que com certeza irão dar continuidade a essa atividade esportiva.

O Nossa Região em Foco esteve no tradicional clube de Malha da Vila Júlia no bairro Itagaçaba em Cruzeiro, onde aconteceu o jogo envolvendo as equipes do Independente e Vila Júlia,resultado final 2x0 para o Vila Júlia.

Para José Carlos “Japão”, Presidente do Vila Júlia, o jogo de malha é uma atividade muito especial . “ Reunir com os amigos para jogar malha aqui no Vila Julia é muito bom. O domingo pela manhã se torna ainda mais especial. Aguardamos com ansiedade quer seja amistoso ou uma competição oficial. O importante é ver que esse jogo está passando de geração para geração.” disse.

Além do jogo de malha os participante da raia tem também o tradicional jogo de buraco. “ Freqüento o Vila Julia desde o seu início. Já presenciei grandes jogos de malha. Inclusive participei de muitos deles. E isso já se foi quarenta e um anos” Disse o aposentado Benedito Ribeiro dos Santos.

Em conversa com Pedro Miranda, morador do bairro há 57 anos e um dos fundadores do clube ele lembrou como tudo começou. “ Reunimo-nos em 4 amigos, Jose Venâncio da Siva ( vereador na época) Jose Gonçalves Barbosa (Zelâo) Bento Cardoso e eu, e fomos até o gabinete do então Prefeito Hamilton Vieira Mendes, e solicitamos o terreno para a construção da Raia de Malha. Prontamente atendido por ele. Após varias reuniões ficou decidido que eu seria o zelador da Raia e isso já se dura mais de 40 anos.Cuido desta área com muito carinho e zelo” Disse o entusiasmado Pedro Miranda,que fez questão de lembrar do apoio dado pela loja de Material de Construção ,Tijotel .´´Infelizmente não temos dinheiro para a pintura e conservação da raia,o que arrecadamos é pouco.Nossos amigos fazem o que podem.Na maioria das vezes sai do nosso bolso.Mas esse ano foi diferente o Alexandre(Tijotel) nos ofertou a tinta para a pintura da raia.Agradecemos de coração a doação do material”.disse Miranda.

Reportagem -Luciano Silva







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...