quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeitura de Queluz entrega Centro de Referência de Assistência Social

A solenidade de inauguração do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município de Queluz, realizada na manhã da segunda-feira, dia 25, reuniu autoridades, e membros da comunidade queluzense.

Com uma administração voltada para o povo queluzense, a Prefeitura de Queluz, está realizando obras inéditas no Município. Além de estruturar suas instalações, renovar a frota, recuperar ruas, reformar escolas, a atual gestão também é social e está trabalhando incansavelmente em prol das comunidades mais carentes. Prova disso foi a recente inauguração do CRAS, no prédio da Promoção Social, que já iniciou suas atividades.

O CRAS atenderá as pessoas mais necessitadas através do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Queluz, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social. A secretária Luciana Bueno, acredita que o sucesso do trabalho do CRAS se baseia na politica da prevenção. “Com as atividades do CRAS sendo desenvolvidas na cidade, a comunidade passa a contar com um equipamento articulador que terá ações preventivas para amenizar a situação de vulnerabilidade e risco social dos moradores queluzenses”.

Também é de responsabilidade do CRAS, ser a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do SUAS  (Sistema Único de Assistência Social) que é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

A agente da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Antonia Aparecida Decanine, afirma que o CRAS vem para garantir os direitos da população e não, simplesmente, prestar favores. “O CRAS, como equipamento público, recebe recursos do Governo Federal para desenvolver atividades que atendem pessoas beneficiadas pelos programas de transferência de renda. O CRAS também mostra que a assistência social no País mudou, ela deixou de ser um favor, um benefício, um faz de conta para ser uma política pública de garantia de direitos da população”, garante a agente Antonia.

A assistente social, Lucila Fernandes, explica qual o caminho as pessoas que precisam do CRAS, devem percorrer. “O CRAS é a porta de entrada para os projetos sociais oferecido no município. Chegando ao CRAS ela passa pela recepção, depois é atendida pela equipe técnica, o cadastro é realizado e a partir daí essa família passa a fazer parte do nosso trabalho. Ninguém sai daqui sem ser atendido e com o encaminhamento necessário”, afirma a assistente social.  

O prefeito José Celso Bueno se diz feliz com mais essa conquista do município. “A gente fica feliz, finalmente, ter conseguido instalar o CRAS aqui no município. Queluz, como qualquer outra cidade, sofre com a vulnerabilidade social. Com o CRAS instalado na cidade, vai acontecer um monitoramento dessa instabilidade social no município e isso vai ser acompanhado de forma profissional. O CRAS vai ser um instrumento bastante adequado para a cidade e tenho certeza de que, a partir de agora, as coisas vão caminhar, do ponto de vista social, de forma mais planejada, mais equilibrada, sem tantas instabilidades”.  

O nome escolhido para o CRAS de Queluz é Dona Dulce Garcez. Dona Dulce Garcez foi professora e durante muitos anos de sua vida empregou seu tempo para servir aos mais necessitados. Dona Dulce é mãe do vice-prefeito Laurindo Garcez, que se declarou honrado com a homenagem. “Minha mãe teve participação na vida escolar de muitos de nossos médicos, professores, advogados. Ela também trabalhou muito em prol de comunidades carentes aqui em Queluz. Saber que o nome dela está associado a um órgão da grandeza social que o Cras representa, é de uma alegria tremenda”, fala emocionado o vice-prefeito.
Também estiveram presentes na inauguração do CRAS Dona Dulce Garcez a secretária de Saúde do município, Imaculada Magalhães, a Diretora da Drads, Maria Aparecida Matos, a coordenadora da Drads, Marilena Molini, e os vereadores do município, Verinha, Edmundo e Chiquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...