domingo, 25 de dezembro de 2011

Glórias do Passado.....

Hoje, quem acompanha o futebol do Vale com sete equipes, sendo três -- Taubaté, São José e Guaratinguetá -- com maior destaque, talvez não se lembre, ou não saiba, que a região teve vários outros times que disputaram o Paulistão.

Dezoito equipes, que não estão mais entre nós, já jogaram pelo menos uma vez o campeonato estadual.

As equipes do Cruzeiro Futebol Clube campeãs em 1978 (acima) e 1981 (abaixo)

Um exemplo é o Cruzeiro Futebol Clube, que teve seus anos de glória e decadência nos anos 1980, quando subiu para a série A-2 em 1981 e quando encerrou suas atividades profissionais em 1988.

Para o ex-presidente do clube Luís Henrique Turner, ficaram apenas as memórias de uma vitória sobre o São José, por 1 a 0 no Martins Pereira e do zagueiro Adílson, revelado pelo clube e campeão mundial pelo São Paulo em 1992.
“O futebol acabou porque começou a tomar muito dinheiro da sede social, prejudicando os associados”, afirmou.
Lobo. Muito antes da Garça, a cidade vibrava com a Associação Esportiva Guaratinguetá, que tinha como mascote o Lobo Guará.

Fundado em 1915, o time foi campeão paulista da segunda divisão em 1960 e disputou a elite da competição até 1964.

Ao todo, foram 37 participações da Esportiva em Campeonatos Paulistas, a última delas na B1-B, antiga quinta divisão, em 1998. “A derrocada começou em 1988, quando caiu algumas vezes e no último ano o time ficou quatro meses sem pagar salários”, disse João Carlos Fonseca, o Cacalo, goleiro do clube entre 1978 e 1992.

Caraguá. A falta de dinheiro também afetou o XV de Caraguatatuba. Fundado em 1934, o Leão do Litoral conseguiu alguns acessos na década de 1990, sendo uma delas para a série A-3, em 1997.

Mas a vaga não veio porque o estádio não tinha a capacidade mínima exigida, para 10 mil torcedores. O último ano foi em 2005, quando se licenciou após disputar a B1-A.

“O clube não está extinto, só licenciado. Para voltar, precisamos primeiro quitar as dívidas e arrumar o setor social”, explicou Pedro dos Santos, presidente do XV.


Conheça as outras equipes

São José dos Campos

Além de Cruzeiro Futebol Clube, Esportiva de Guará e XV de Caraguá, a região teve vários times conhecidos e outros nem tanto.

Em Aparecida, existiram o Aparecida Esporte Clube, licenciado em 1997, e o Esporte Clube Aparecida, que disputou campeonatos entre 1956 e 1959.

Em Caçapava, a Caçapavense jogou entre 1964 e 1966, disputando espaço com o Providro, em 1966. O Corinthians Vale, mandou jogos na cidade no final dos anos 1990.

A cidade de Cruzeiro também teve outros três times: o Expulancex, o Frigorífico e o União Cruzeirense. Guaratinguetá abrigou o Teci-Guará, que jogou em 1957, também não existe mais.

O Estrela de Piquete disputou 20 campeonatos paulista entre 1957 e 1977.

Em São José, existiram o Corintians, o Rhodosá e o Grêmio Santanense, que teve sete participações na terceira divisão, entre 1986 e 1992.

Em Jacareí, existiu o Elvira; em Lorena, o Hepacaré; em Pinda, a Ferroviária; em Tremembé, o Creix; e em Taubaté, o Ceteiense, em alusão à CTI (Companhia Taubaté Industrial).


Aparecida E.C. e seu rival

São José dos Campos
Muitos não sabem, mas a rivalidade no futebol do Vale não se resumia apenas a Taubaté e São José. Nos anos 1980, outras duas agremiações da região rivalizavam em divisões menores do Campeonato Paulista.

Trata-se do confronto entre Aparecida E.C. e Cruzeiro F.C. que, em 1981, subiram juntos da terceira para a segunda divisão onde batalharam jogo a jogo, ponto a ponto até 1987, quando os cruzeirenses disputaram seu último campeonato.

De acordo com o ex-presidente do Aparecida, Joaquim Rodrigues, o encontro entre os dois times no campo era quente.

“Sempre quando tinha jogo entre Cruzeiro e Aparecida sempre acontecia alguma coisa”, afirmou Rodrigues, ou Quim Joia, como é conhecido.

Ainda segundo o ex-presidente, o ápice da rivalidade foi em 1983. Mas hoje ele lamenta o fato dos dois times não disputarem competições oficiais.

“É uma pena. Vamos batalhar para que alguém consiga pagar a taxa para filiar novamente o Aparecida na federação e começarmos a nova caminhada”, disse.


Reportagem Bruno Castilho/ O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...