sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cruzeirense disputa maratona no Japão e busca vaga para Jogos Olímpicos de Londres

Adriana abraça seu técnico,Claudio Castilho. Foto:Jeferson Bernandes

A corredora Adriana Aparecida da Silva disputa na noite de domingo (26/02) – manhã no Japão – a Maratona de Tóquio com o objetivo de decidir sua classificação para os Jogos Olímpicos de Londres. A missão, no entanto, não é nada fácil.

O índice definido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é uma marca ambiciosa (2h30min07) para as maratonistas do País. Apenas duas fundistas brasileiras conseguiram bater esse tempo em toda história, Márcia Narloch (2h29min59, em 2003) e Carmen de Oliveira (2h27min41, em 1994, atual recorde sul-americano). A melhor marca de Adriana é 2h32min30, de 2010.

Ainda assim, o técnico Cláudio Castilho está confiante na obtenção da vaga. “Ela vai correr abaixo de 2h30 e se tornar uma das brasileiras mais rápidas de todos os tempos”, garante. Os treinamentos começaram logo após a pequena pausa depois da conquista da medalha de ouro na maratona do Pan de Guadalajara, em outubro.

No começo de 2012, Adriana ficou quatro semanas e meia em Taipa na Colômbia, treinando em altitude. Depois voltou para o Brasil, onde fez treinos de velocidade em ritmo de prova e desde o dia 20 está no Japão com Cláudio, para “adaptação ao fuso horário e ao clima, que está bem frio”, como conta o treinador.

Segundo Cláudio, a maratonista amadureceu muito nas últimas temporadas e está preparada para bater o índice. “Ela vem baixando suas marcas sensivelmente e está muito bem, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Treinou muito duro e tenho certeza que vai correr abaixo do índice, tem demonstrado nos treinos que tem condições para isso”, explica.

Próximos passos- Adriana não correrá a Maratona de Londres, em 22 de abril, corrida que deve definir a maior parte dos maratonistas olímpicos de 2012. “É uma prova que exige um contrato de fidelidade de três meses e isso a impediria de correr em Tóquio. Achei perigoso porque jogaria mais ansiedade em algo que já não é fácil”, justifica, referindo-se à busca do índice.

Conseguindo a vaga no final de semana, Adriana deve fazer uma preparação na Europa antes das Olimpíadas. “Entre maio e junho ela faria treinamento e competições curtas para melhorar a velocidade e chegar mais rápida nos Jogos”, afirma o técnico do Esporte Clube Pinheiros.


Jorge Luis Ribeiro, Carioca, ex-treinador da cruzeirense disse estar confiante em uma apresentação de Adriana. "Conversei com ela por telefone e senti muita confiança na Adriana. Ela vai fazer bonito e conquistar essa classificação",disse.

Reportagem Thalyta Silva com informações
do site webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...