quarta-feira, 25 de julho de 2012

Adriana Aparecida aposta no preparo emocional para Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres


Representante brasileira na maratona feminina das Olimpíadas de Londres, Adriana Aparecida da Silva aposta no trabalho de preparo psicológico que vem realizando para atingir sua meta nos Jogos, que começam no dia 27. Em sua primeira participação na competição, Adriana se sente confiante, apesar da pressão.

 Acho que o psicológico é parte fundamental da minha preparação. Além de estar bem treinada fisicamente, eu preciso estar preparada psicologicamente, pois as Olimpíadas são um momento único e vai ser difícil controlar a ansiedade - disse a atleta paulista, de 30 anos.
Adriana começou o trabalho de psicologia esportiva bem antes dos Jogos, há cinco anos, com a psicóloga Carla Di Pierro, que atualmente também atua no Comitê Olímpico Brasileiro.
- O trabalho começou em um momento difícil, quando eu estava lesionada e não conseguia correr. Desde a lesão até hoje, amadureci bastante. No começo, a Carla trabalhou comigo para que eu pudesse superar a lesão e, depois que eu me recuperei, o foco do tratamento mudou. Nós passamos a lidar com a ansiedade pré-competição, e eu cresci muito nos meus resultados e na minha atitude dentro das provas. Quando entro na competição focada, fico mais preparada para qualquer mudança – afirmou Adriana, medalha de ouro na Maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.
Atualmente, Adriana detém o recorde brasileiro e sul-americano na maratona, com o tempo de 2h29m17s. Entre os tempos homologados oficialmente, essa é a melhor marca brasileira já registrada.
Apesar de correr desde os 12 anos, Adriana estreou nas maratonas há apenas dois anos, na prova de Berlim, em 2010, considerada uma das mais rápidas do mundo, onde os recordes mundiais costumam ser superados.
A sonhada vaga
Em fevereiro deste ano, Adriana conseguiu, na Maratona de Tóquio, Japão, a vaga para os Jogos Olímpicos. A atleta precisava correr os 42 km abaixo de 2h30m, fato considerado difícil, pois sua marca pessoal era de 2h32m30s, conquistada em Berlim. Na prova japonesa, Adriana conseguiu a façanha de cruzar a linha de chegada com tempo de 2h29m17s, garantindo vaga entre as 10 mais rápidas da prova e carimbando o passaporte para Londres.
Adriana Aparecida da Silva maratonista Londres 2012 (Foto: Divulgação / COB)Adriana aposta no preparo psicológico para
enfrentar a prova (Foto: Divulgação / COB)
O técnico de Adriana, Claudio Castilho, também afirma que o trabalho de psicologia foi fundamental para a mudança de comportamento da Adriana, principalmente, em busca de equilíbrio para lidar com várias situações de conflito.
- Mais do que resolver conflitos momentâneos, o trabalho de psicologia esportiva deu ferramentas e subsídios para que ela pudesse resolver os conflitos que ainda não existiam. Ela teve uma evolução muito grande de maturidade e poder de decisão. Entendeu que precisa evoluir. Essa é a busca.
Responsável pelo bem sucedido trabalho, a psicóloga Carla Di Pierro concorda com Claudio.
- Hoje, Adriana é uma atleta madura, autônoma emocionalmente, capaz de traçar metas ousadas, assumir riscos e pronta para encarar qualquer desafio, inclusive as Olimpíadas.
Adriana Aparecida da Silva está treinando na Colômbia, onde permanece até o dia 28 de julho, quando embarca para Londres.

Fonte: globoesporte.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...