sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vigilância Epidemiológica Promove Doações de Cães Adestrados



O projeto foi implantado em 2011 e é considerado pioneiro, já que não existem informações oficiais do uso de cães na recuperação de dependentes químicos.Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica promoverá no sábado, dia 20, uma feira de adoção de cães que será realizada na Praça 9 de Julho, das 09h00 às 13h00. Entre os cães que estarão disponíveis para doação, 4 são adestrados e fazem parte do Projeto Reintegração.

O Reintegração é um implantado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a ONG TAC (Terapia Assistida por Animais), Comunidade Terapêutica Casa Ágape e a empresa MSD Saúde Animal, a iniciativa utiliza cães abandonados e recolhidos pela prefeitura - que moram no abrigo municipal de animais - na recuperação dos dependentes químicos.

Durante as atividades, os cães aprendem os comandos básicos de adestramento e os internos exercitam habilidades sociais como paciência, perseverança, empatia e comunicação efetiva. “Os profissionais da TAC capacitaram os servidores, para que eles treinassem os internos e eles adestrassem os animais”, explicou Antonio Carlos Ferreira de Carvalho Júnior, veterinário responsável pelo abrigo de cães da prefeitura.

O projeto foi implantado em 2011 e é considerado pioneiro, já que não existem informações oficiais do uso de cães na recuperação de dependentes químicos. Segundo a secretária administrativa da entidade, Márcia Hoenhe, as atividades trazem benefícios fisiológicos aos dependentes químicos, já que a interação com os cães contribui para liberação de hormônios que aliviam dores e aumentam a motivação dos internos contribuindo para a melhora da relação entre terapeuta e paciente. “O paciente acaba se identificando com os animais, porque são cachorros que muitas vezes as pessoas já não querem e o paciente se identifica com essa questão do abandono e preconceito”, explica.

Muitos dos cães adestrados pelo projeto são adquiridos por psicólogos e psiquiatras de todo o Brasil, pois viram cães terapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!