terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cachoeira Paulista busca regularização na coleta de lixo


Lixo acumulado em calçada da prefeitura, quebra o visual de cidade limpa 
( Foto: Lucas Barbosa)

Desde o final do ano passado os cachoeirenses convivem com inúmeros transtornos devido às constantes falhas no sistema de coleta de lixo. Buscando a regularização do serviço, a prefeitura firmou na última semana um contrato emergencial com a terceirizada Vale Soluções Ambientais, e promete em breve abrir o processo licitatório para uma contratação permanente.

De acordo com o aposentando Antônio Francisco, que mora no bairro do Pitéu, desde o final de outubro do ano passado os moradores vêem sofrendo com a irregularidade dos horários e até mesmo com a falta do serviço de coleta alguns dias. “Neste ano algumas falhas, mas no final de 2012 a situação estava muito pior. Lembro que teve uma vez no ano passado que o caminhão do lixo ficou sem passar quase uma semana”, explicou o aposentado.

De acordo com o ajudante geral, José Carlos Aparecido, que reside na Margem Esquerda, os transtornos causados pelas falhas no recolhimento dos lixos vêm mudando radicalmente a rotina dos cachoeirenses. “Tem dia que o caminhão não passa. Quando isso acontece fica aquela sujeirada (sic) acumulada nas esquinas da Margem Esquerda, fora aquele cheiro insuportável”.

O ajudante geral revelou ainda a sua insatisfação com a antiga gestão municipal, e o que espera do atual poder executivo. “No ano passado, cansei de ir na prefeitura reclamar deste absurdo de não recolherem o lixo. O pessoal que trabalhava antigamente lá, fingia que não era com eles. Tomara que o João Luiz deu um basta nesta vergonha uma vez por todas”, reivindicou.

Irregularidade – Uma nota oficial emitida pela assessoria de imprensa da prefeitura revelou que a antiga gestão municipal firmou em setembro de 2009, um acordo em caráter emergencial com a Vale Soluções Ambientais, responsável pela coleta de lixo, que legalmente era válido no máximo até 180 dias. Depois deste período era necessária a realização de um processo de licitação para a contratação efetiva de uma empresa, o que acabou não ocorrendo até dezembro de 2012. Apesar do vencimento do contrato de emergência, a empresa continuou realizando o serviço, que acabou apresentando diversas falhas.

Soluções - A prefeitura está realizando uma série de ações para tentar regularizar o sistema de coleta de lixo. No último dia 14 foi firmado um contrato emergencial com a Vale Soluções Ambientais, com validade até 31 de março. A condição do executivo para a realização do contrato de emergência com a Vale Soluções foi que a empresa regularize imediatamente a coleta de lixo em todo o município. E em breve será aberto o processo de licitação para a contratação permanente de uma empresa terceirizada que será a responsável pela coleta de lixo.

Reportagem Lucas Barbosa
                   Jornal Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...