terça-feira, 18 de junho de 2013

Cruzeiro cumpre Meta de Vacinação Contra a H1N1


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terminou com êxito em Cruzeiro, cumprindo as metas previstas de vacinação para os grupos determinados pelo Ministério da Saúde.  Com isso, encerra-se a campanha de vacina da gripe no município.

A cidade cumpriu a meta estipulada pelo Governo Federal de 80%, atingindo 87,1 % do público alvo da campanha. As doses foram destinadas a idosos a partir dos 60 anos, crianças (maiores de seis meses e menores de 2 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas mediante apresentação de prescrição médica.

O objetivo da vacina é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe e vale lembrar que ela só começa a proteger o indivíduo cerca de 15 dias após a sua aplicação.

O fechamento registrou os seguintes índices: 81,7% idosos; 80,5% crianças (de seis meses a dois anos); 159,4% trabalhadores da saúde; 66,8% gestantes e 194,2% puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias) totalizando 16.249 pessoas vacinadas. Além destes, vacinamos 4048 pessoas com comorbidades mediante apresentação de receita médica.

Além da vacina, Cruzeiro vem realizando intensivo trabalho de prevenção à doença e disponibiliza profissionais capacitados para o atendimento de pacientes que possam vir a desenvolver a doença. Caso a pessoa apresente algum dos sintomas, ela deve procurar um médico na unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.

Prevenção

A Secretaria de Saúde, de Cruzeiro, alerta para os cuidados contra o vírus H1N1, principalmente durante essa época do ano. Medidas simples podem ser fundamentais para evitar a proliferação da doença.

Para se prevenir é importante ter hábitos frequentes, como por exemplo:

-Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando sempre lenços descartáveis.

- Lavar as mãos com frequência com água e sabão e/ou use álcool

- Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

- Não compartilhar objetos de uso individual.

-Alimentar-se bem para ter uma boa imunidade.

Allan Ribeiro/Assessoria de Imprensa
                         Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!