sexta-feira, 5 de julho de 2013

Em Tempos de Internet e Livro Digital, Biblioteca Municipal Ainda Pulsa em Cruzeiro



Fotos: Manoel Felipe Martins

Quando a biblioteca municipal “Profa. Marlene Sampaio Pinto” abre as portas, às 8h, não é raro haver usuários à espera do lado de fora, ávidos por ler os jornais do dia ou ser os primeiros a levar para casa os livros recém-cadastrados.

No serviço da prefeitura de Cruzeiro, a procura cresce ano após ano. Em 2012, foram quase 13 mil empréstimos e consultas ao acervo e, cerca de 7mil pessoas frequentaram o espaço. Em 2013, 243 novas carteirinhas foram feitas até o momento.

A biblioteca municipal, de Cruzeiro, conta com um acervo aproximado de 28 mil exemplares, entre revistas, jornais, áudio-livro, livros em braile e DVDs, que abrangem todas as áreas do conhecimento, com ênfase na literatura infantil, juvenil e de adultos; a biblioteca também conta com acervos referentes a história do município. Segundo Maria Célia, bibliotecária, a procura por livros é alta, além de visitas periódicas de escolas municipais e particulares para trabalhos escolares.

Essa vitalidade da biblioteca pública é demonstrada em meio a um cenário que parece ter sido projetado nos mínimos detalhes para solapar sua sobrevivência.

Nos últimos anos, a internet colocou dentro do celular dicionários, enciclopédias, periódicos e um mundo infinito de informações. Cada vez mais, bastam uns poucos cliques no tablet ou no computador para baixar o ebook desejado, muitas vezes de graça. Para completar, livros de bolso baratos invadiram bancas de revistas e livrarias, tornando-se acessíveis a uma população que viu sua renda aumentar.


Tudo isso somado, seria de esperar que as bibliotecas estivessem quase vazias, transformadas em templos de uma religião sem crentes. Mas a verdade é que elas seguem desempenhando um papel fundamental. E em Cruzeiro, no mês das férias a procura aumenta em consultas e empréstimos de livros.

A biblioteca possui espaço físico para leitura e pesquisa e os seguintes ambientes: infantil e infanto-juvenil, revisteca e a hemeroteca. Dessa forma além de incentivar a leitura e a criatividade, consegue também aproximar a criança, o jovem ou até mesmo os adultos, do ambiente e da realidade literária.

Programas Nacionais

A biblioteca “Profa. Marlene Sampaio Pinto” é cadastrada no Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo e recebe apoio para manutenção e atualização anual do acervo com kits de livros. Ela também está inscrita nos programas governamentais de apoio às bibliotecas públicas da Fundação Biblioteca Nacional e, foi contemplada em 2012 no edital nº 03 com a compra de 1.217 exemplares, e recebe revistas trimestralmente do Grupo Abril.

Inscrição de Novos Usuários

Podem se inscrever gratuitamente na biblioteca, somente residentes da cidade de Cruzeiro, com os seguintes documentos:

·        Carteira de identidade
·   Comprovante de residência (água, luz, telefone, IPTU)
·        Uma foto 3x4
·       Quando o usuário for menor de 16 anos o responsável preenche um termo de responsabilidade na inscrição.

Biblioteca Marlene Sampaio Pinto
Rua Engenheiro Antônio Penido, 645, Centro
enfrente ao Capitólio

Cecilia Bueno
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!