O Dia do Homem é comemorado desde 1999 e, em vários países a data é lembrada no dia 19 de novembro. No Brasil, o Dia do Homem é 15 de julho e para comemorar a data, serão realizadas diversas atividades voltadas para a saúde masculina.
Em Cruzeiro, a Secretaria de Saúde orienta para que todos os homens mesmo com menos de 40 anos, estejam atentos para sua saúde, principalmente o câncer de próstata. A orientação é que procurem a UBS mais próxima de suas residências para realização dos procedimentos e a busca de orientação. “Estamos aproveitando essa semana onde comemoramos o Dia do Homem para alerta e convidar para que os mesmos procurem a UBS perto de sua casa e tenha todas as orientações necessárias”, disse a diretora da Secretaria de Saúde, Claudia Belchior.
Saúde
A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Com uma perspectiva de vida menor, cerca de sete anos e meio a menos que as mulheres, o homem é acometido, com maior incidência, por infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Pneumonia, cirrose e diabetes também estão entre as principais doenças adquiridas por indivíduos do sexo masculino.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma das causas mais frequentes de mortes, com o crescimento de 120% nos últimos 34 anos. O principal motivo apontado por especialistas para a maior prevalência de doenças graves neste público é falta de procura aos serviços de saúde para a realização das avaliações de rotina. Muitos procuram os serviços médicos quando já apresentam alguma enfermidade e, normalmente, já em estado avançado.
O foco da Política Nacional da Saúde do Homem, implantada em 2009 pelo Governo Federal, são adultos entre 20 a 59 anos de idade, que totalizam mais de 2,5 milhões de brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário