sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cruzeiro Comemora Dia do Profissional de Educação Física com Integração Social


O Departamento de Esportes de Cruzeiro (DEC) comemora o dia 01 de Setembro que é o dia do profissional de educação física com uma integração social na região central da cidade. O evento tem o objetivo de homenagear esse profissional que é um grande auxiliar para o bem estar físico, social e mental das pessoas.

O evento será no próximo dia 02, na Praça Dr. Antero Neves Arantes (Rua 7), das 08h às 12h, com entrada gratuita para o público. O DEC estará oferecendo a população palestras educativas, oficinas esportivas, aulas de alongamentos e fitness, aferições e prevenções.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos profissionais de educação física, as mais comuns são observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientar a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrigir a postura durante a realização dos exercícios, conferir os batimentos cardíacos dos atletas, verificar a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
Atualmente, profissionais da área orientam que o melhor para o educador físico é trabalhar com o aspecto lúdico, ajudando as pessoas a liberarem suas tensões e se tornarem mais felizes.

Dia 1º de Setembro

A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces.
Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos.
As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.
Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.


Cecília Bueno
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...