sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cruzeiro Inicia Ações para Elaboração do Plano Municipal de Arborização


Crianças do Colégio Dom Pedro ao lado do secretário Ronaldo Madureira.


Segundo ambientalistas, uma cidade arborizada é uma cidade mais confortável e mais saudável. Esta afirmação mundial é baseada em estudos científicos que mostram que uma árvore resfria o mesmo que dez ares-condicionados funcionando continuamente.

De fato, uma rua bem arborizada permite que a temperatura fique de 3 a 4 graus abaixo do que uma rua próxima sem árvores.  Este conforto térmico certamente anima os transeuntes e nas regiões centrais, onde geralmente estão localizados os centros comerciais, isto tem feito com que comerciantes conscientes e inteligentes adotem e cuidem de árvores em frente de seus estabelecimentos.

Mas existem muitos outros benefícios por conta da presença de árvores, dos quais pode-se destacar a redução da poluição e dos ruídos; evita alagamentos; permite um controle natural de pragas e epidemias, bem como embeleza e traz bem estar.

Pensando no desenvolvimento sustentável de Cruzeiro, o Governo Municipal criou a secretaria de Meio Ambiente, que elaborou e está desenvolvendo o Plano Municipal de Arborização Urbana de Cruzeiro

O plano prevê o plantio sistemático de árvores na cidade, considerando os aspectos técnicos e científicos, definidos pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), garantindo os melhores resultados. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Madureira, “infelizmente a arborização urbana não funciona como um ato normativo do poder público municipal, ela depende da conscientização e da participação da comunidade.  Por isso, nesta primeira fase do plano, estamos trabalhando projetos pilotos nas escolas da cidade, com ênfase na educação ambiental e com intensa participação dos estudantes”, explica.

O secretário ainda enfatiza que as escolas Municipais EMEIF Municipal Francisco de Assis e EMEIEF Marcínio Pereira de Castro construíram pomares repletos de frutíferas nativas da nossa região (Araçá, Cambucá, Grumixama, Pitanga, Jabuticaba, Uvaia, etc), sempre contanto com a intensa participação dos alunos nas ações.  Já consta da programação a construção de pomares para as escolas CAIC Dr. José Diogo Bastos e Prof. Joaquim Rebouças de Carvalho Netto. 

Na ESC ESEFIC, por ocasião do Dia da Árvore, 21 de Setembro, foi realizado o plantio de 12 mudas de árvores típicas da Mata Atlântica (Ipê roxo, Ipê Rosa, Ipê Branco, Quaresmeira, etc), o evento contou com a presença e participação de alunos, funcionários e professores da instituição, bem como com a Prefeita Ana Karin e seu vice Rafic.  

Como reflexo destas ações ambientais, realizadas utilizando metodologias de educação ambiental, não são poucas as pessoas que solicitaram o plantio de árvores em suas ruas, segundo dados da própria secretaria de Meio Ambiente.

Paralelamente às ações nas escolas e atendendo a pedidos da população em geral e dos líderes de bairro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estará realizando, a partir deste início de primavera, o plantio de árvores adequadas a cada calçada.  

Importante frisar que a Secretaria de Meio Ambiente define e orienta o plantio de árvores visando garantir que ela só traga benefícios no futuro, pois existem espécies de árvores adequadas a cada tipo de local, ou seja: apropriadas a cada tamanho de calçada, considerando a presença ou não de fiação e outros mobiliários urbanos e espécies nativas (mais resistentes à pragas e preferidas dos pássaros, contribuindo efetivamente com o meio ambiente).

Todo munícipe que quiser plantar uma árvore em frente sua casa, pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente e solicitar.  Ele receberá a visita dos técnicos da Secretaria e juntos plantarão uma árvore bela, em local adequada e sem qualquer custo ao cidadão.  A contrapartida do morador será apenas cuidar da árvore, aguando-a e protegendo-a, para que juntos se possa construir uma Cruzeiro cada dia mais saudável, sustentável e bela.

Informações
Secretaria de Meio Ambiente
(12) 3141-3407

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...