A Secretaria de Meio Ambiente realizou na última terça-feira (10), a primeira oficina de eco brinquedos para professores da rede municipal, com o intuito de implantar o projeto nas escolas da rede. A oficina foi realizada na escola Pe. Maurílio B. Tomanik e, o objetivo principal é treinar e capacitar os professores a desenvolverem eco brinquedos para que possam assim aplicar em sala de aula, levando consciência ambiental para seus alunos.
Na oficina são ensinados desde a separação do lixo em suas residências (secos e úmidos) até a confecção de brinquedos ecológicos feitos a partir de materiais recicláveis, ensinando quais tipos de brinquedos podem ser confeccionados, bem como os materiais necessários para a confecção dos mesmos.
A secretaria de Meio Ambiente em parceria com a secretaria de Educação, trabalham para que todas as escolas da cidade adotem o projeto, transformando Cruzeiro na primeira cidade do país a ter uma ecobrinquedoteca em todas as escolas da rede municipal.
Além da conscientização ambiental, que contribui para a coleta seletiva no município, sugere-se também que haja uma distribuição dos ecobrinquedos produzidos nas salas de aula, às entidades assistenciais.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Madureira, a iniciativa é essencial para a transformação sustentável de uma cidade. “Quando uma criança aprende a transformar material reciclado em um brinquedo, transforma também sua percepção sobre o que é lixo e o que é matéria prima”, revela.
Cecília Bueno
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário