sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cruzeiro sedia evento de renovação do Projeto Viva Leite no Vale






Fotos: Manoel Felipe Martins/Prefeitura de Cruzeiro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social renovou convênios do Projeto Vivaleite com 39 municípios do Vale do Paraíba. O evento foi na Escola Municipal “Professor Marcinho Pereira de Castro”, em Cruzeiro, e contou com as presenças do secretário estadual Rogerio Hamam, do deputado federal Marcelo Aguiar e de prefeitos convidados.

O Projeto Estadual Vivaleite beneficia 21.133 crianças da região. São 316.995 litros de leite distribuídos por mês com investimento de R$ 584.087,70 do Governo do Estado. Os convênios foram renovados durante a cerimônia por mais dois anos.

Hamam agradeceu a apresentação realizada pelos alunos da escola anfitriã e a presença dos prefeitos, em especial à prefeita Ana Karin. “Isso demonstra que estão preocupados com o desenvolvimento social dos seus cidadãos”, afirmou. Ele destacou também a sensibilidade e esforço do governador Geraldo Alckmin em manter o projeto Vivaleite em funcionamento, apesar da inflação sentida no valor do leite. “Conversei com mães que apontaram nosso leite como o único alimento possível para a saúde dos seus filhos”, contou.

“Hoje, Cruzeiro vive um dia de muita alegria. Recebemos semana passada nosso governador Geraldo Alckmin, que inaugurou trecho de rodovia de Cruzeiro a Lavrinhas. Hoje é a vez do secretário estadual Rogerio Hamam. Só aqui em nossa cidade, são mais de 1,5 mil beneficiados com o Vivaleite. Estamos fazendo nossa parte, enquanto o Governo do Estado está fazendo a parte dele. O leite é fundamental para o crescimento das crianças”, afirmou a prefeita anfitriã, Ana Karin Dias de Almeida Andrade.

O deputado Marcelo Aguiar também agradeceu ao secretário Hamam pela sensibilidade. “Este é um momento especial, mais uma vitória para os 39 municípios da nossa região. A Secretaria de Desenvolvimento Social é um sucesso dentro do governo de Geraldo Alckmin”, enalteceu.

Para evitar desperdício ou mesmo desvio do leite do projeto estadual, Rogerio Hamam falou que está em teste um sistema informatizado de monitoramento. “Cada beneficiário usará um cartão magnético para sacar seu leite”, explicou. Isso, segundo ele, vai garantir que o produto chegue naqueles que realmente precisa.

Segue abaixo a tabela com total de beneficiários por município:
Município
Beneficiários na região


ARAPEÍ
    160
AREIAS
    287
BANANAL
    636


CACHOEIRA PAULISTA
    486


CRUZEIRO
   1.524


LAVRINHAS
   328


PIQUETE
   342


QUELUZ
   530






SÃO JOSÉ DO BARREIRO
   262


SILVEIRAS
   294



Pela manhã, às 10h30, foi realizada a capacitação “As melhorias práticas para a distribuição do leite” com gestores e técnicos municipais do projeto. Foram tratados assuntos como: histórico do Projeto, regras de atendimento, obrigações dos municípios e dos beneficiados, distribuição, condições de armazenamento e qualidade do leite.

Projeto Vivaleite
O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011, sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O projeto tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo.

São 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, beneficiando aproximadamente 520,5 mil crianças e mais de 111,5 mil idosos em todo Estado de São Paulo.

Reportagem
Renata Gobatti e Diego Polachini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...