quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde e Sucen priorizam o combate a Dengue em Cachoeira Paulista



Ao longo de 2013, diversas ações foram executadas pela Secretaria de Saúde de Cachoeira Paulista, por meio da Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, inclusive em parceria com as demais secretarias, para prevenção e combate à dengue. Para garantir que 2014 tenha o menor número possível de notificações de dengue a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) realizou na manha desta sexta-feira, 24 de janeiro, um encontro de conscientização e prevenção ao mosquito.

A reunião, que aconteceu no auditório Vereador Leonardo Pinto Ribeiro, contou com a participação do Secretário de Saúde do município, Nicolas Marruco, da Sec. Adjunta Magna Aparecida, de enfermeiras, profissionais da Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde.

Segundo a diretora da Sucen, Maria Lucia, um dos meios abordados para amenizar os casos de dengue é conscientizar ainda mais a população sobre a importância do combate. “É necessário que a comunidade entenda realmente a gravidade da doença. A Prefeitura realiza diversas atividades de prevenção, mas os moradores precisam se envolver nos trabalhos e serem mais participativos. “disse Maria Lucia.

Após a palestra, a diretora da Sucen visitou o Prefeito João Luiz. “ O fundamental é conscientizar a todos que combater a dengue requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação”, reforçou o Prefeito.

Frequentes nesta época do ano, as chuvas favorecem a proliferação do mosquito. Logo, os cuidados precisam ser intensificados. As visitas são realizadas pelos agentes em pontos estratégicos da cidade, como estabelecimentos que trabalham com grande quantidade de materiais e podem servir de criadouros. Entre eles, estão borracharias, depósitos de sucatas, recicláveis e desmanche de veículos. Também serão vistoriados imóveis especiais de médio e grande porte, além de residências.

Além do combate à dengue, a vigilância epidemiológica realiza periodicamente visitas nos domicílios para combater animais vetores como escorpião, rato, aranha, cobra e caramujo africano. Caso apareçam alguns desses animais peçonhentos em sua casa, informe a vigilância sanitária no telefone: 3103-2299

A Secretaria de Saúde informou que foram notificados ate o momento em Cachoeira Paulista dois casos suspeitos da doença, que ainda aguardam resultado.



Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cachoeira Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...