quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Aneel autoriza reajuste de 37,78% nas contas de luz

Seu Helmuth e esposa com lampião e castiçal nas mãos. 

Oito municípios da região terão aumento médio de 37,78% nas contas de luz a partir do dia 27 de agosto.

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (19) e é válido para área de cobertura da Elektro, distribuidora de energia em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Para os clientes residenciais (baixa tensão), a alta será de 35,97%. Já para grandes consumidores (alta tensão), como indústrias, o aumento médio autorizado é de 40,79%.
De acordo com a Aneel, este é o mais alto reajuste autorizado neste ano. Como justificativa para a decisão, a agência apontou que o custo médio da energia comprada pela Elektro subiu nos últimos meses de R$ 127 para R$ 182 o megawatt-hora (MWh).
Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.
O reajuste na tarifa na região acontece nas seguintes cidades: Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Queluz, Lavrinhas, Piquete.
Moradores ouvidos pelo Nossa Região em Foco se mostraram revoltados com o aumento.
" Tá de brincadeira moço eu ganho um salário de aposentadoria e tenho que comprar remédios, por comida em casa e vem esse povo e faz isso", disse o aposentado Rubens Alencar,, 71 anos, de Lavrinhas.
" Bem vindo ao Brasil onde tudo aumenta menos meu salário", disse a diarista Elizamara Assunção, 37 anos, moradora de Queluz.
" Como é que é filha? você tá querendo estragar meu dia? eu ouvi falar alguma coisa na rádio mas achei que eles tinha falado errado o valor do aumento e pelo visto vou ter que apertar mais ainda meu pagamento. Acho que vou voltar a usar lampião e tomar banho de caneca", afirmou o aposentado Helmut Souza, 67 anos, residente em Areias.
Reportagem Leticia Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...