Todos os finais de semana, o Bosque Municipal de Cruzeiro recebe barracas de artesanatos e também projetos que incentivam a sustentabilidade e o reaproveitamento de lixos.
Conforme mostra a foto, basta comparecer ao local, prestigiar e ter a oportunidade de levar para casa um exemplo do artesanato cruzeirense. O secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Madureira, conta com a parceria de artesãos na cidade para a cada dia abrilhantar mais o espaço cultural do munícipio. Na ocasião, a artesã Margarida Valente coloca suas obras primas ao lado do secretário (Foto).
Durante a semana, o Bosque Municipal apresenta o Núcleo Ambiental de Cruzeiro (NAC), um espaço reservado para tornar o lixo em matéria prima. O projeto criado em 2011 mostra a capacidade e a criatividade de transformar Lixo em jogos, brinquedos educativos, utensílios domésticos e muita diversão.
Através da coleta seletiva (segundo dados oficiais, apenas 5% da população faz coleta seletiva), a Prefeitura Municipal procura ensinar professores e alunos a questão de educação ambiental através da customização e aproveitamento de materiais que antes eram queimados. De acordo com o secretário Madureira, é possível propagar ainda mais este trabalho e incentivar a população a cada vez mais adotar a coleta: “Ao transformar o lixo em eco-brinquedos, transforma-se também a relação do cidadão com tudo o que ele gera de lixo, e isso é fundamental para a implantação de projetos e programas ambientais na cidade, como, por exemplo, a coleta seletiva”.
As oficinas acontecem de terça a sexta, das 08h às 16h, e conta com a presença de escolas municipais e professores. O projeto também convida a toda comunidade para participar – Visite o NAC, conheça e participe das oficinas da nossa ECOBRINQUEDOTECA municipal.
Fonte: Mix Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário