O Sebrae-SP lança a Cartilha Venda
Melhor Dia das Crianças para auxiliar os comerciantes a aumentarem as vendas
nesta que é, ao lado do Natal, a mais importante data do ano para o varejo de
brinquedos e demais segmentos voltados ao público infantil. Para obter a
cartilha, disponível na internet em http://sebr.ae/sp/vm_ dcriancas2014, o
empreendedor deve se cadastrar no site. Ou se preferir, ainda pode ir
pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP.
Com o mote “Os presentes são para os
pequenos, mas as oportunidades são para quem pensa grande”, o material
concentra informações ensinando dicas de marketing apresentando qual a melhor
abordagem para atender os pequenos, como confeccionar uma boa vitrine, tirar
proveito das redes sociais e vender presentes por faixa etária, entre outras.
“A segmentação de mercado por faixa
etária auxilia o lojista a entender os desafios na hora de atender o público
infantil. Produtos dispostos na altura da visão dos pequeninos, por exemplo,
além de cores fortes e balões ajudam a atrair a atenção da garotada e podem
refletir positivamente no faturamento da loja”, afirma o diretor técnico do
Sebrae-SP, Ivan Hussni.
Quanto à decoração da loja, uma das
abordagens contidas no material desenvolvido pelo Sebrae-SP, a ideia é enfeitar
o espaço sem apelar. “Vale transmitir mensagens lúdicas, criar um
quebra-cabeças gigante para as crianças e até mesmo colar na vitrine um poema
sobre a infância. Isso vai trazer na memória do adulto como era sua própria
infância”, diz o consultor do Sebrae-SP, José Carmo.
Uma boa vitrine é importante, atrai
clientes. Para alegrar crianças de diferentes idades, é recomendável delimitar
espaços específicos para cada faixa etária. No entanto, uma separação entre
meninos e meninas também pode garantir bom retorno do público consumidor.
A cartilha também traz boas dicas para
vender bem na área virtual. As redes sociais podem ser um aglutinador para a
comunicação – hoje as crianças começam a navegar na web cada vez mais cedo.
Proporcionar espaço para fácil navegação e visualização ampliada, além de
estruturas intuitivas e de interfaces amigáveis são uma necessidade.
Para atender bem os pequenos, reforça a
cartilha, é necessário tratá-los com seriedade, além de evitar a linguagem
infantilizada demais e não falar com superioridade e condescendência. O
importante é deixar claro que você os entende.
DICAS PARA VENDER MAIS NO DIA DAS
CRIANÇAS
1 – Aplique adesivos nas vitrines.
Usando a criatividade com recursos baratos como balões, bonecas de pano e cores
alegres é possível criar uma vitrine muito atrativa.
2 – Aposte em personagens, silhuetas de
animais ou flores e padrões de estamparias alegres. Combine com piso de grama
sintética, carpete ou pintura colorida.
3 – Atenda com o coração e sorria
sempre. Sorrir é o óbvio, mas infelizmente poucos praticam o óbvio.
4 – Tenha bastante paciência. A criança
não sabe exprimir bem a relação prática com o produto.
5 – Dê dicas de presentes de acordo com
faixa etária. Informação e bom senso farão com que os presentes sugeridos pela
sua loja sejam um sucesso e despertem a vontade da criança em adquiri-los, além
da imensa alegria de ter recebido algo que adorou.
6 – É possível comprar uma lista de
endereços de empresas filiadas à Associação Brasileira de Marketing Direto
(ABEMD). Com essa lista, será possível enviar, pelo correio, um catálogo de
ofertas para a criança. Ou mesmo no catálogo dar o endereço da sua loja virtual
para que os pequenos possam ver os produtos.
7 – Faça um pós-venda eficiente.
Surpreenda o cliente. Ligue dois dias após a venda e pergunte como está o
produto ou serviço adquirido. Essa é a importância de se ter um banco de dados.
Wilson Silvaston - Assessor de Imprensa
Máquina Public
Relations a serviço do Sebrae-SP
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