terça-feira, 27 de setembro de 2016

Voto é facultativo para 182 mil eleitores no Vale e região


No Vale do Paraíba e região, 8,8% dos eleitores dos 2 milhões de eleitores têm voto facultativo, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados, maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativo para quem tem 16 ou 17 anos e para os maiores de 70 anos, além das pessoas analfabetas.
No total, as 46 cidades que compõem o Vale do Paraíba, litoral norte e região bragantina têm 2.064.904 de eleitores. Destes, mais de 182 mil tem idades entre 16 e 17 anos e acima de 70 anos.
São 4.103 eleitores com 16 anos e 10.922 com 17 anos. De 70 a 79 anos são 109 mil e com mais de 79 anos são 58 mil eleitores. 
Quem faz parte do grupo que pode escolher se quer exercer a cidadania votando é o estudante Raphael Carvalho, de 17 anos. Ele conta que está ansioso para votar pela primeira vez e quer fazer uma boa escolha para Jacareí , cidade onde mora com a família. Na cidade são 638 eleitores com 17 e anos e 176 com 16.
"Eu resolvi votar antes dos 18 anos porque sempre quis dar meu voto para contribuir com alguém, para que essa pessoa faça a diferença para a cidade. O método que estou usando é, ao conhecer os candidatos, escolher qual deles está passando mais confiança em suas palavras, me convencendo que vai ser a melhor opção", disse.
Idosos
Já a cidade com mais eleitores idosos, com idades entre 70 a 79 anos, é São José dos Campos. São 22.643 eleitores. Já a cidade com menos idosos eleitores é Arapeí, com 137 eleitores.
O jardineiro Maurício Cardoso já completou 70 anos e, mesmo sem ter a obrigação, pretende continuar votando. Ele é morador de Cunha, que tem 1.250 eleitores com idades entre 70 e 79, anos.
"A gente tem que mudar para ver se melhora a cidade, meu voto é para uma pessoa que eu acredito que vai ajudar a cidade. Aqui tem que ter mais ofertas de emprego e melhorarias na saúde e educação. Eu nasci e vivi aqui minha vida toda, quero o melhor pra minha cidade e meu voto vai contribuir", contou. 
Fonte:g1/vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...