quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Celular e fones de ouvido são principais responsáveis por atropelamentos na linha férrea

Apesar das campanhas de conscientização, o número de atropelamentos por trens no Vale do Paraíba tem aumentado nos últimos anos e envolve principalmente jovens. O motivo principal desse tipo de ocorrência é a desatenção, apesar dos sinais de advertência ao longo da ferrovia que corta toda a região, a antiga Central do Brasil.
No dia 10 deste mês, um adolescente ficou ferido ao tentar atravessar a linha férrea de bicicleta no bairro Vila Batista, em Cruzeiro. De acordo com o irmão do jovem, que teve apenas ferimentos leves, ele estaria utilizando fones de ouvido e, por isso, não teria percebido a aproximação do trem. 
Composição da MRS parada próximo ao local do acidente em Cruzeiro.Foto:MixVale
Ainda neste ano, uma outra jovem não teve a mesma sorte em Aparecida. Ela seguia para o trabalho e tentou atravessar a ferrovia falando ao celular. Infelizmente, envolveu-se em um acidente fatal. Do dia primeiro de janeiro de 2016 até o dia 17 deste mês, haviam sido registrados cinco acidentes envolvendo trens da MRS na região do Vale do Paraíba paulista. No mesmo período do ano passado foram registradas oito ocorrências, o que representa uma redução de 37% no número de acidentes.
“Apesar do avanço que temos registrado na região do Vale do Paraíba, é preciso que as pessoas entendam a importância de não utilizar os dispositivos móveis de comunicação no trânsito e também nas travessias da linha férrea. Pode até parecer que não, mas esses equipamentos tiram a atenção da ferrovia.”, ressalta Mário Vilhena, especialista em Relações Institucionais da MRS para a região.
Já é de conhecimento geral que uma das principais indicações da aproximação do trem é a buzina. Mesmo assim, ao usar fones de ouvido ou estar no manuseio do smartphone na travessia da linha férrea, a vítima acaba sendo traída pela imprudência. “Siga o que indicam as placas de sinalização: pare, olhe para os dois lados e escute com atenção”, alerta Uascar Carvalho, gerente geral de Faixa de Domínio e Interferências.
A MRS vai lançar em breve a campanha “Linha da Vida”. O projeto visa congregar empresas, organizações civis e entidades públicas para a conscientização e educação no trânsito, especialmente no que se refere à segurança ferroviária. A concessionária terá um site que reunirá as principais informações sobre causas e sobre como evitar acidentes e disponibilizará material para download e multiplicação nas comunidades em que os trens estão presentes. 
Fonte:MRS Logistica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...