Pular para o conteúdo principal

Museu Major Novaes recebe exposição do Memorial da Inclusão

Até o dia 24 de março, das 8h às 17h, a exposição itinerante do Memorial da Inclusão, “Grandes Nomes, Grandes Feitos” estará no Museu Major Novaes, localizado na Rua Dona Tita, 180 – Vila Canevari, em Cruzeiro.
Foto:Allan Torquato/Arquivo Jornal Atos
A exposição traz 12 módulos que destacam personalidades com importantes atuações na conquista de direitos das pessoas com deficiência. As obras estavam no espaço expositivo do Memorial da Inclusão, que fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda – São Paulo.
A mostra homenageia em módulos interativos, acessíveis e sensoriais 12 personalidades brasileiras e internacionais que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento relevantes para humanidade.
A exposição conta a história de Stevie Wonder, Temple Grandin, Helen Keller, Dorina Nowill, Ludwig van Beethoven, Evgen Bavcar, Franklin Roosevelt, Henrietta Swan Leavitt, Maria de Lourdes Guarda, Homero, Cândido Pinto de Melo e Anita Malfatti.
Todos os módulos disponibilizam leitura em braile, fonte ampliada, acessibilidade para pessoas com deficiência física e recursos sensoriais. A ideia é que pessoas com e sem deficiência possam fazer uma imersão na história de vida das personalidades por meio dos sentidos.
No espaço da artista plástica Anita Mafalti, por exemplo, estão expostas réplicas dos objetos que ela utilizava para seus trabalhos. No local reservado à Maria de Lourdes Guarda, militante histórica do movimento social de inclusão das pessoas com deficiência, está representada a maca onde ela passou a vida.
Já no módulo destinado à Evgnen Bavcar, fotógrafo com deficiência visual, o visitante terá a possibilidade de utilizar uma venda e fotografar.
O Memorial da Inclusão reúne aproximadamente 700 documentos sobre o movimento social das pessoas com deficiência, suas lutas e conquistas, aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o espaço tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.
Serviço:
Exposição itinerante do Memorial da Inclusão: “Grandes Nomes, Grandes Feitos”
Data: até 24 de março
Horário: das 8h às 17h
Local: Museu Major Novaes
Endereço: Rua Dona Tita, 180 – Vila Canevari, Cruzeiro – SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Cruzeiro abrirá inscrições para processo seletivo

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO, Estado de São Paulo, com fulcro no disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na legislação municipal pertinente, torna público a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a seleção de pessoal para o preenchimento das vagas existentes, daquelas que surgirem durante o seu prazo de validade e formação de cadastro de reserva, para contratação por tempo determinado, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o desempenho temporário das funções de Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Cuidador Social, Cuidador Social, Escriturário, Psicólogo e Servente.

A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá certifi…

Melhor árbitro do Brasileiro garante: sua mãe é elogiada e fica orgulhosa

Foto: Reprodução/Sportv
Enquanto as mães dos árbitros sofrem com as reclamações dos torcedores contra seus filhos, o paulista Paulo Cesar de Oliveira garante que sua mãe é elogiada e fica orgulhosa com o trabalho do filho. Eleito o melhor do Brasileiro, Paulo César ainda lembrou que seu irmão, Luiz Flavio de Oliveira, também tem a mesma função e atua na Série A. - É a segunda vez que eu sou premiado, estive em outras votações também, já fui prata e bronze. Graças a Deus, nessa temporada, eu fiquei com o troféu. Minha mãe, dona Teresa, se sente muito orgulhosa de ter dois filhos e uma neta atuando na arbitragem, em alto nível. Então ela é agraciada três vezes e sempre muito elogiada - afirmou o árbitro, no "Bem, Amigos!". Paulo Cesar ainda elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF e afirmou que hoje existem menos reclamações no Campeonato Brasileiro. - Eu gostaria de compartilhar essa premiação com todos os oficiais de arbitragem que estão envolvidos nessa competição, à…

Prefeitura de Cruzeiro restabelece atendimento nas UBSs, ESFs e Laboratório Municipal

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabeleceu nesta quinta-feira, 9, o atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Saúde da Família (ESFs), Laboratório Municipal e outros serviços de atenção básica à saúde. O Governo Municipal decidiu promover contratações para recompor o atendimento nas UBSs e ESFs, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foram contratados 15 enfermeiros e alguns médicos, além de especialistas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia. As equipes atenderão também a zona rural da cidade.
A Secretária de Saúde, Ana Inês Chaves, disse que a Administração Municipal busca melhorar a assistência médica no município e cumprir todos os programas do Governo Federal, para os quais o município está habilitado. “Foi necessária esta contratação, já que os funcionários efetivos cumprem uma jornada de trabalho de seis horas por dia, não sendo o suficiente para ma…