Pular para o conteúdo principal

A casa de Emaús de Cachoeira Paulista completa 30 anos de fundação

No dia 21 de Abril de 1986, há 30 anos atrás, o Henri Labosicio e Padre João Benevides, após conhecerem a realidade do munícipio, se juntaram para fundar uma casa de Emaús em Cachoeira Paulista, conforme as necessidades da cidade.

O movimento carrega em sua raiz a solidariedade em ação, ao mesmo tempo que desafia a política. A história iniciou em 1949 com o objetivo de agir para aqueles que sofrem mais e ser a voz daqueles sem voz. Abade Pierre foi o autor e precursor do Emaús por todo o mundo. No início dos anos 50, Abade compenetrou em sua vida a luta contra a penúria, se convencendo que não poderia haver limites para a diligência contra a pobreza.
As casas de Emaús foram estabelecidas em vários países e cada qual desenvolve um projeto diferente, com públicos diferentes. No Brasil são 11 grupos que formam a FEB (Federação Emaús do Brasil), em que se difundem por seis estados do país: Bahia (Emaús Água Viva); Ceará (Emaús Amor e Cidadania- Fortaleza; Emaús Amor e Justiça- Fortaleza; Emaús Amor e Vida- Maracanaú); Pernambuco (Trapeiros Emaús- Recife); Piauí (Trapeiros Emaús- Teresina); Rio de Janeiro (Comunidade Emaús Esperança e Vida- Resende; Associação de Reciclagem Emaús- Petrópolis); São Paulo (Movimento Reviver Emaús- Arujá; Emaús Igualdade- Cachoeira Paulista; Comunidade de Serviço Emaús- Ubatuba).
Em Cachoeira Paulista, a organização acolhe homens envolvidos com drogas, álcool e moradores de rua que pretendem mudar de vida. O projeto que a casa desenvolve é de coleta seletiva, são várias oficinas em que são desempenhados os trabalhos sociais. O material recolhido por eles nas ruas da cidade, são levados para o prédio, passados por processo de reciclagem e restauração. Após tratados, são vendidos no brechó do Emaús.
Hélio de Freitas, é morador do Emaús há 22 anos e diz ser muito grato pela acolhida e a nova vida que a casa proporcionou a ele. “Aqui eu mudei minha vida, sou morador da casa há 22 anos, já morei em outras casas do movimento e pra mim foi só crescimento. Hoje colaboro com a recuperação dos demais irmãos que chegam precisando de ajuda. O bom daqui é que a pessoa tem a liberdade de sair quando quiser, ela é dona de seus atos e não precisa ficar na casa se não se identificar. Aqui encontramos uma segunda chance de melhorar de vida e ajudar o próximo”, expressa o senhor Hélio de Freitas.
A primeira casa de Emaús do país foi a fundada no município, por Henri Labosicio e Padre Benevides, com a ajuda do casal Tânia e Gilmar, de Cachoeira Paulista. A casa é mantida por providência, doações e com as vendas dos objetos e materiais reutilizáveis, reformados e reciclados.
Neste ano de 2017 a casa do Emaús de Cachoeira Paulista completou 30 anos de fundação, e em clima de festa e comemoração foi inaugurada a Capela das mil Ave Maria, tão esperada pelos moradores.
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Cachoeira Paulista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após três meses de atraso, conjunto habitacional de Cruzeiro tem previsão de entrega em janeiro

*Andreah Martins Cruzeiro
Mesmo com manifestações e conversas entre moradores e administração, as famílias do conjunto habitacional Colinas da Mantiqueira 1 e 2 não iniciaram o ano de casa nova. A entrega, que estava prevista para outubro do ano passado, sofreu problemas burocráticos que retardaram a liberação dos apartamentos. A nova data tem previsão para a última quinzena deste mês. Em entrevista ao Jornal Atos, o prefeito Thales Gabriel (SD) contou que os adiamentos foram resultados de informações recebidas pela empreiteira. “A Prefeitura nunca se posicionou sobre data de entrega sem uma orientação por parte da construtora. Nos deparamos com regularizações formais a serem feitas na obra pela construtora, junto ao banco e ao cartório”. O principal obstáculo que impede a entrega é a documentação para iniciar as assinaturas. “Existia um problema de matrículas e a gente entrou de forma direta para poder ajudar. A não individualização das matrículas interferiu na confecção dos contratos”. O …

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Parabéns para você mulher que a cada dia muda a realidade em todos os cantos do mundo. Seja através de um sorriso, através de um olhar, através de filho, não importa a ação, qualquer coisa que você faça mudará constantemente o mundo ao redor de todos e deixar mais puro e simples para felicidade. Saiba um pouco mais do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de apr…

Cruzeirense brilha é responsável por pinturas em aviões da Embraer

O artista plástico Clodoaldo Quintana, nascido na cidade de Cruzeiro e que reside em São José dos Campos há mais de10 anos, é especialista em desenho com lápis grafite e o mais interessante é que utiliza apenas dois lápis, o HB e o 5B, com retratos que parecem reais de tão perfeitos, pois consegue captar e passar para o papel exatamente como está na foto.
Clodoaldo é um artista cuidadoso em cada traço e de uma paciência invejável, com o desenho feito direto na tela. Clodoaldo é de família conhecida e tradicional do bairro Km4 em Cruzeiro, onde seus familiares são admirados pelos moradores daquela localidade. Artista premiado em quatro concursos do Salão de Artes da Embraer, pela perfeição e originalidade e com slogan: transforme sua foto em arte. Por esse motivo a Câmara Municipal de Cruzeiro deferiu ao artista um voto  de aplauso por seu trabalho em aeronave da Embraer. O voto foi dado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Charles Fernandes, o qual admira o trabalho do artista plásti…

Visitas