sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Professora da FACIC lança livro

*Arvelos Vieira – “Ana Claudia Moreira Miguel Philippini, ex-oficial da Força Aérea Brasileira e atualmente professora de Direito na FACIC e advogada atuante, lança o livro “Poder Aéreo nas Operações de Paz”, pioneiro no assunto”.

O lançamento do livro “Poder Aéreo nas Operações de Paz”, de autoria da professora universitária e causídica, Ana Claudia Moreira Miguel Philippini, que fora também oficial da Força Aérea Brasileira até o ano de 2013, aconteceu na FACIC – Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro.
Advogada e oficial militar, ela integrou o quadro complementar da aeronáutica, trabalhando na parte de serviços jurídicos, ocupando a assessoria do Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica.
Ana Claudia disse que iniciou essa obra no ano de 2010 em paralelo com o seu mestrado. Que ele é fruto de uma analise do uso da força militar em tempo de paz. Sua pesquisa teve início na primeira operação realizada em 1945, envolvendo os Direitos Humanitários e sua relação como poder aéreo. Disse que o Direito Internacional, ao contrário do que muita gente desconhece, está muito próximo de nós e que descobriu nele é a base de tudo, sendo ele responsável pela formação do Estado, Povo, Território, etc. Que aqui no Brasil somos ordenados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, delegados pelo povo.
Não é assim que funciona o Sistema Internacional, que se faz muito mais complexo. Tendo a ONU – Organização das Nações Unidas à frente do Sistema Internacional, esta não é imparcial como deveria ser, vez que ela sofre influência de forças maiores e mais poderosas em detrimento as outras forças menores, como o Brasil, que não possuem influência alguma nas decisões da ONU. – “Foi nesse estudo aprofundado que descobri ser a maioria das operações que chamamos de guerra, tratarem-se de Operações de Paz. Não houve guerra no Iraque, no Afeganistão e não está havendo guerra na Síria, mas sim uma Operação de Paz. A força se avoluma de acordo com a necessidade de se impor a paz. E ao descobrir que para Operação de Paz sempre se usou estratégias de guerra, aprofundei meus estudos nas duas maiores operações de paz; a da Somália e a da Iugoslávia, analisando se essas operações teriam recebido de fato, os direitos humanitários”, disse a escritora.
Ana Cláudia disse que no primeiro capitulo é tratado basicamente a história do direito, como funciona, as suas as fontes e os costumes. Já o segundo capítulo, para quem gosta, o assunto é sobre Direito Internacional, ONU e Operação de Paz, o terceiro capítulo é todo dedicado à estratégia militar.
A autora é atualmente a única mulher a retratar um assunto que até então era de domínio masculino, ou seja, “O Poder Aéreo nas Operações Militares” e essa singularidade garantiu-lhe convites para lançamento do livro no Rio de Janeiro, bem como ministrar aulas de Pós Graduação na Força Aérea Paraguaia, no Rio de Janeiro e no Campus de Brasília.
QUEM É ANA CLAUDIA MOREIRA MIGUEL PHILIPPINI?
Formada em Direito e tendo sido oficial da Força Aérea Brasileira até o ano de 2013, onde desempenhou a função de Assessora Jurídica por quase uma década, tendo realizado, durante esse período duas especializações (Direito Público e Direito em Administração Pública) e o mestrado (Ciências Políticas), a escritora deixou as forças armadas para cuidar do filho que havia nascido. Atualmente é advogado e professora universitária, cursando ainda, Doutorado em Direito na Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
Philippini é coautora de outras cinco obras: Temas Atuais de Direito e Éticas (2015), Latinoamérica y derecho em exposición, volume 3 (2015); Barajar e dar de nuevo: Trabajos sobre temas de derecho, de sociologia, y de histórias jurídicas (2016), Latino América y derecho en exposición – volume V (2016) e Latino América y derecho em exposicion – Volume VII (2017), além de possuir publicações de artigos em periódicos nacionais e internacionais.
*Arvelos Vieira,jornalista do JR Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...