segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Incêndio na mata na Serra da Bocaina é controlado; local segue sendo monitorado

O fogo que atinge a área de mata da Serra da Bocaina foi controlado no domingo (24) após seis dias de combate ao incêndio. Apesar disso, Bombeiros, Defesa Civil e voluntários continuarão monitorando o local nesta segunda-feira (25) para evitar que novos focos surjam ou se alastrem novamente.
Serra da Bocaina.Foto:AmoVale

No domingo, as ações para conter a fogo terminaram por volta das 19h. A Prefeitura de Bananal decretou estado de emergência e um forte esquema foi montado ao longo do dia. Os trabalhos devem ser retornados por volta de 8h desta segunda-feira (25).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu uma área de 1,2 mil hectares, o equivalente a mais de 1,6 mil campos de futebol, entre Bananal e São José do Barreiro. A área da Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta, não foi atingida.
Um posto de comando para centralizar as operações de combate foi montado em uma escola da cidade e reúne efetivos dos bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários. Somente neste domingo foram empregados 70 bombeiros, 75 voluntários e três helicópteros, que retiraram água de uma represa próxima para jogar no local.
Segundo o comitê responsável pelo trabalho, foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O número não havia sido contabilizado até o fim do domingo.


Decreto


O decreto de emergência prevê, entre outros itens, que os voluntários possam atuar nas atividades, que as equipes de Defesa Civil possam utilizar propriedades para as ações e combate e que a prefeitura possa receber o apoio de órgãos públicos para o combate.

O prefeito de Bananal, Jorge da Silva Rodrigues Filho, acredita que o início do incêndio tenha acontecido de forma proposital. "Nós temos uma grande suspeita de ser criminoso, o que é alvo de muita preocupação", disse.


Fonte:g1/vale


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...