quarta-feira, 11 de julho de 2018

Baixa imunização contra a poliomielite é preocupante na RMVale

A baixa adesão da vacina contra o vírus da poliomielite em sete cidades do Vale do Paraíba preocupa o Ministério da Saúde. De acordo com a Renata Ferreira, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Taubaté, apenas 35% das crianças foram vacinadas até o mês de junho deste ano. O normal seria 50% da imunização efetivada.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota  com as 312 cidades do país que estão em alerta por conta do baixo número de crianças que foram vacinadas neste ano. Foram citadas sete cidades da região: Tremembé, Jacareí, Jambeiro, Queluz e Lavrinhas. A meta é vacinar 95% da população infantil contra o vírus, para que o país garanta a elevada cobertura sem a proliferação.

“É muito importante que os país se conscientize de que a poliomielite é uma doença que não tem cura. Hoje, no Vale do Paraíba, temos onze cidades que estão sendo monitoradas com alerta de baixa adesão da vacina. Somente 35% das crianças estão protegidas e a meta do Ministério da Saúde é de que 95% esteja imunizado até o mês de dezembro,” conclui Renata.
As outras quatro cidades citadas pela diretora ainda não foram apuradas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de Taubaté.
Vacinação
A imunização contra a doença é de extrema importância. Segundo a médica, a prevenção contra o vírus começa pelas crianças. A vacinação está disponível em toda área nacional de forma gratuita.
“A vacina funciona por meio de 5 doses que são divididas em fases diferentes. Quando a criança tem menos de um ano, ela deve receber três doses. Após um ano e dois meses, ela recebe um reforço e após 4 anos deve receber mais uma dose inteira. O ideal é que a criança de 6 anos possua cinco doses marcadas na carteira de vacinação”, explica.
No dia 6 de agosto a campanha de vacinação contra a póliomelite será reforçada em todo o país e oferecida de forma intensiva em todo Vale do Paraíba.
 Doença
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa e viral conhecida como ‘paralisia infantil’ que não possui cura. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. A transmissão ocorre por contato direto entre pessoas por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes.



Fonte:Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...