sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

ABPF projeta iniciar em março a reconstrução da Ferrovia Cruzeiro – Sul de Minas


Tornar realidade grande sonho de cruzeirenses está nos projetos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Na terça-feira (12), o empresário Jorge Sanches, presidente da entidade, confirmou para até final de março, “mais tardar início de abril”, as obras de reconstrução da ferrovia.
           O trabalho será iniciado pelo pátio da Estação Central e seguirá, de acordo com os recursos técnicos e financeiros da ABPF, por toda a extensão de 24 quilômetros até o Grande Túnel, na divisa com Passa Quatro (MG).
Segundo Sanches, não há previsão de conclusão das obras. “Vamos à base de um passo por vez”, afirmou. A ferrovia está abandonada há quase três décadas e há muito a ser feito entre obras de alvenaria, aterros, troca de trilhos e, principalmente, de dormentes. “O importante é começar e dar sequência, mesmo que de forma lenta”, explicou o presidente da ABPF.
Os serviços deverão ser executados por equipes e recursos financeiros da própria ABPF, sem investimentos dos poderes públicos. A entidade aguarda confirmação de apoio da Prefeitura de Cruzeiro na composição de equipes de limpeza. Fonte ligada ao gabinete do prefeito Thales Gabriel assegura que haverá apoio municipal.
Após a conclusão do cronograma, a ABPF deverá implantar o Trem da Serra, com finalidade turística nos finais de semana, interligando o projeto ao município de Passa Quatro.
ESTAÇÃO CENTRAL
Enquanto a ABPF trata da reconstrução da ferrovia, a Prefeitura tenta acelerar a aprovação do projeto de restauração da Estação Central. Segundo Kaled Pena, diretor de projetos do governo municipal, o início das obras ainda depende de aprovação do projeto pelo Condephaat, órgão do governo do Estado encarregado da preservação do patrimônio histórico.
Recursos da ordem aproximadamente R$ 2 milhões, liberados pelo Ministério do Turismo em 2007, estão disponíveis numa conta especial na Caixa Federal. “Cruzeiro chegou a perder essa verba, o prefeito Thales conseguiu recuperá-la, mas ainda dependemos de decisão do Condephaat para o início da restauração”, explicou Kaled Pena.
ABPF DE CRUZEIRO É REFERÊNCIA NACIONAL
Muitos não sabem. Num antigo galpão de estocagem de cimento, na Rua 2, centro da cidade, funciona uma das oficinas mais credenciadas do País no segmento de restauração de locomotivas a vapor, a chamadas “Maria Fumaça”. Em São Lourenço, a ABPF também mantém oficina de restauração de antigos carros de passageiros.
Além das oficinas, a ABPF Cruzeiro também administra trens de turismo entre Passa Quatro e o Grande Túnel, entre São Lourenço e Soledade de Minas e em Guararema (SP). Ainda em 2019, a entidade projeta implantar ramal turístico entre Salto e Itu (SP).

Fonte O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...