Vista parcial de Cachoeira Paulista.
Sem dúvida a saúde é o setor que mais vem rendendo reclamações dos cachoeirenses, e tirando o sono do prefeito , João Luiz Ramos (PT), neste inicio de ano. Buscando a adequação do setor, o petista demitiu 80 funcionários da saúde por critérios técnicos, além de verificar irregularidades na contratação dos profissionais.
No último dia 8, o Jornal Atos realizou uma enquete em Cachoeira afim de coletar a opinião da população sobre o setor que preferencialmente necessita de melhorias emergenciais. De forma esmagadora, a saúde foi apontada como a área que vem causando mais dor de cabeça aos cachoeirenses.
Além da dívida da Santa Casa, cerca de R$ 15 milhões, João Luiz herdou da última gestão inúmeros problemas estruturais e administrativos em praticamente todas as unidades de saúde do município.
De acordo com João Luiz, após uma ampla análise foi comprovado que dezenas de funcionários de ESF (Estratégia Saúde da Família) haviam sido contratados no passado de forma irregular. “Verificamos que houveram diversas contratações em período eleitoral,o que é estritamente proibido pela lei. Outro critério que determinou o restante dessas demissões, foi a avaliação desempenho desses funcionários, já que buscamos que a população seja atendida por profissionais altamente preparados”.
O prefeito revelou ainda que as manobras irregulares da última gestão,na contratação dos profissionais da saúde, agravaram ainda mais a dívida do município “Todas as contratações das equipes das ESF's foram feitas utilizando o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da Santa Casa. E devido o governo anterior não ter pago corretamente os funcionários que foram demitidos na época, mais da metade desta dívida R$ 15 milhões , se deve a ações trabalhistas movidas contra o município”.
Atendimento – Além de garantir que os 80 funcionários demitidos irão receber todos os seus direitos, o petista afirmou que os ESF´s estão funcionando, e que as equipes serão recompostas ainda nesta semana. "Já estamos adequando esta situação. Através de avaliações rápidas estamos providenciando a contratação de profissionais. É importante ressaltar que todos os ESF´s estão abertos e atendendo da melhor maneira possível os cachoeirenses.
Reportagem Lucas Barbosa/Jornal Atos
Nenhum comentário:
Postar um comentário