quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Governo do Estado inicia recuperação do Museu Major Novaes em Cruzeiro

A prefeita Ana Karin recebeu em seu gabinete os responsáveis pela empresa que irá realizar a recuperação do Museu Major Novaes. Foto Manoel Felipe Martins

A prefeita Ana Karin recebeu em seu gabinete a visita de engenheiros e arquitetos da empresa Concrejato que será responsável pela reforma do museu Major Novaes. A obra orçada em R$ 4 milhões irá durar cerca de 8 meses. “ Iremos realizar a recuperação total. Serão construídos banheiros na área externa, um elevador, acessibilidade aos freqüentadores, recuperação de pavimentos, parte elétrica, hidráulica enfim iremos realizar uma obra grandiosa nesse espaço importante para o município”, disse Alessandro Pompei, arquiteto responsável pelo serviço.
A obra de recuperação do museu vinha sendo buscada pela prefeita Ana Karin desde o primeiro dia de administração a frente da prefeitura de Cruzeiro. “ Esse era mais um sonho que muito lutei. Quando da vinda do governador Alckmin na inauguração do Complexo Viário em março do ano passado apresentei  a ele o projeto e imediatamente mandou ao secretário de Cultura para estudos e ai está a resposta. Agradeço ao governador por mais essa atenção com nossa cidade ´´, disse a prefeita Ana Karin Dias de Almeida Andrade.



O Museu "Major Novaes" está localizado no prédio da Fazenda Boa Vista, a "célula mater" da cidade de Cruzeiro. Nele encontram-se conservados móveis, objetos relacionados à casa do patrono e de famílias de cafeicultores do século XIX, o arquivo particular da Fazenda Boa Vista, contendo cartas enviadas pela família imperial e um amplo arquivo histórico.
Quem visita o Museu encontra documentos raros e preciosos para a História da cidade de Cruzeiro e das demais cidades do chamado " Vale Histórico", como Lavrinhas, Queluz, Silveiras e Bananal. Seu acervo têm atraído pesquisadores da região e das grandes universidades do país.
O imóvel hoje denominado Solar Novaes, Fazenda da Boa Vista, foi o núcleo inicial do município e vinculado a uma fase importante da História de Cruzeiro. O prédio foi tombado pelo CONDEPHAAT em 24 de setembro de 1969, sendo considerado monumento histórico de São Paulo. A sua construção data de 1840, com dois andares, feito de taipa e alvenaria em estilo colonial, possuindo amplas janelas, terreiro de secar café e pomar.
O "Major Novaes" patrono do Museu, foi um cafeicultor do século XIX que gozou de grande fortuna e de prestígio na região e junto à família imperial, de tal maneira que se tornou compadre do Imperador D. Pedro II. O café produzido na fazenda, de marca "Coroa" era usado por toda família imperial. Mesmo no exílio na França, escreveram ao Major Novaes pedindo mais sacas do saboroso café produzido na fazenda Boa Vista.


Reportagem Luciano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...