terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SAMU começa a funcionar em Cruzeiro a partir do dia 1° de março

Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começa a funcionar em Cruzeiro na quinta-feira, dia 01, vinculado ao Corpo de Bombeiros do município.
A prefeita Ana Karin empenhou-se e agora o município ganha o projeto.  A UTI móvel não fará somente o socorro imediato, mas poderá ser utilizado para transferência de doentes entre hospitais. Para um melhor atendimento ao público esta sendo feito uma parceria com o Corpo de Bombeiros. “O SAMU ficará instalado no prédio da corporação e toda nossa estrutura operacional será utilizada pela equipe”, disse o comandante interino dos Bombeiros em Cruzeiro, Tenente Cafalchio. 
O SAMU trabalha com a central do programa em Guaratinguetá, e as ligações recebidas pelo 192 , passarão por uma triagem antes de serem repassadas para a equipe local. “A prioridade é para os chamados que exigem urgência, geralmente de maior gravidade”, ressalta o Secretário de Saúde, Marcio Gonçalves.
Gonçalves, diz que a SAMU irá realizar o atendimento médico de urgência, substituindo, na maioria dos casos, o Corpo de Bombeiros. Serão realizados atendimentos de ocorrências de acidentes de trânsito, lesão corporal, surtos psicóticos,mal súbito, acidentes de trabalho, entre outros. "Sempre haverá um condutor e uma técnica em enfermagem que estarão realizando o primeiro atendimento. Dentro da viatura, haverá todo o equipamento necessário para prestar os primeiros socorros", comenta.
Os bombeiros continuarão cumprindo seu papel no socorro à população. Os
Oito municípios serão atendidos pelo Samu Regional: Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveiras e Cruzeiro.


Reportagem: Luciano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...