quinta-feira, 31 de maio de 2012

Católicos recordam proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil



Cerimonia do manto fev

Há exatos 81 anos, o Brasil aclamava a Nossa Senhora Aparecida como sua Padroeira


Polyana Gonzaga
Redação Portal A12





No dia 31 de maio de 1931, o povo brasileiro se reuniu na Praça da Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, para consagrar todo Brasil a Virgem Aparecida.

Logo após a realização do Congresso Mariano de 1929, por empenho do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário na época, padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos presentes no Congresso pediram e obtiveram do Papa Pio XI, a graça de Nossa Senhora Aparecida ser declarada Padroeira do Brasil. O decreto foi assinado pelo Papa no dia 16 de julho de 1930, mas a proclamação oficial se deu no ano seguinte.

Dom Leme conseguiu de Dom Duarte e do Cabido Metropolitano da Sé de São Paulo a licença, que a principio lhe foi negada, para levar à capital da República a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O Missionário Redentorista, padre Júlio Brustoloni descreve em seu livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias’ que naquele ano, a Imagem foi conduzida, saindo de Aparecida no dia 30 de maio para o Rio de Janeiro.

“A Imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica”, descreve Brustoloni no livro.

A publicação da Editora Santuário, ‘Almanaque Nossa Senhora Aparecida’ do ano de 1932, descreve centenas de manifestações de devoção e amor a Nossa Senhora Aparecida por onde passou a Imagem até chegar a então Capital Federal.

“Grande surpresa espera-nos em Floriano. São duas horas da madrugada: a estação lindamente enfeitada e grande massa do povo. O Vigário de Quatis andou com seus paroquianos seis quilômetros a pé para assistir a passagem de Nossa Senhora. O entusiasmo é indescritível”, descreve a publicação.

Já o livro do padre Júlio Brustoloni ainda relata que cerca de um milhão de pessoas foram prestar suas homenagens à Padroeira naquele dia 31. De manhã, o ponto alto foi a Missa Campal celebrada diante da Igreja de São Francisco de Paula, onde a multidão cantou e rezou participando da Eucaristia.

Mais tarde, uma procissão conduziu a Imagem para a Praça da Esplanada do Castelo. Junto do altar da Padroeira, encontravam-se o então presidente da república, Getúlio Vargas, Ministros de Estado, autoridades civis, militares e eclesiásticas. O Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masella também esperava pela Virgem de Aparecida junto ao povo.

Notícias de jornais da época relatam que a imensa multidão repetiu com entusiasmo as palavras da consagração da nação e do povo a Nossa Senhora, proferidas por Dom Leme.

Era o Brasil que se consagrava à sua Senhora e Mãe:

“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.
Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama,
O Brasil, em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama,
Salve Rainha!”


Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a Imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II com destino à Aparecida.

Na época, o Superior Vice-Provincial, padre José Francisco Wand escreveu no livro de ponto da paróquia que é absolutamente certo que o dia 31 de maio de 1931 seria sempre um dos mais memoráveis na história eclesiástica da Terra de Santa Cruz.

“Este dia significa para Aparecida o desenvolvimento grandioso das romarias”, afirmava a mensagem.

Ainda nos dias de hoje, o Santuário Nacional de Aparecida, local onde se encontra a Imagem da Padroeira do Brasil, aos cuidados dos Missionários Redentoristas acolhe centenas de romarias vindas de todas as partes do país.

Em 2011, o maior Santuário Mariano do mundo recebeu quase 11 milhões de peregrinos.



Fotos: Portal A12.com e CDM- Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional.
Pesquisa: História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias - padre Júlio Brustoloni e CDM.


Peça teatral é apresentada para alunos da rede municipal de Queluz




A CCR NovaDutra promoveu a exibição da peça teatral “Os Brinquedos da Bebel” para alunos da rede pública municipal de Queluz. O espetáculo faz parte do Programa Estrada para a Cidadania, promovido pela Concessionária com o objetivo de disseminar informações de trânsito, cidadania e meio ambiente. 

Criada especialmente para apoiar o Programa Estrada para a Cidadania, a peça é uma realização da Companhia Vip de Teatro, de São Paulo (SP). A proposta da CCR NovaDutra é utilizar os recursos da linguagem teatral como ferramenta de apoio à difusão dos conceitos do Programa Estrada para a Cidadania. 


Peça “Os Brinquedos da Bebel” 

Encenada de maneira dinâmica e criativa, a peça narra a história de Bebel, uma garotinha muito esperta e inteligente, que tem mania de ficar todo o tempo ocupada com a tecnologia e só quer ganhar tudo que está na moda. No dia do seu aniversário, sua madrinha, por não ter dinheiro para presenteá-la, dá sua boneca de pano que ganhou da sua vó. Para ensinar a importância da diversidade, sua boneca ganha vida, assim como o urso de pelúcia. Juntos, eles ensinam a Bebel brincadeiras que gastam somente criatividade, passam por um programa de auditório e ensinam a importância dos seus trabalhos e da pesquisa escolar em livros. Em cenas cheias de emoção, ensinam Bebel a gostar das pessoas do jeito que elas são. 


O Programa Estrada para a Cidadania 

Na Via Dutra, o Programa Estrada para a Cidadania, é realizado desde 2005 e já abrangeu 18.000 educadores, envolvendo 497 mil crianças com idades entre 08 e 10 anos. Em 2012, a estimativa da Concessionária é de que sejam atendidos pelo Programa, 5.500 educadores e 128.000 alunos dos municípios servidos pela Via Dutra, envolvendo as temáticas Trânsito e Meio Ambiente. 

O programa conta com material didático completamente exclusivo e leva em consideração a transversalidade das matérias, ou seja, busca inserir a Educação para o Trânsito e Meio Ambiente em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braille. O conteúdo é constantemente atualizado, de acordo com a evolução da linguagem, das leis de trânsito, dos conceitos de Meio Ambiente e das dicas de cidadania.

Prefeitura de Bananal faz parceria com projeto Zico 10



Dando prosseguimento à política de investimentos nos mais variados setores do município visando à melhoria da qualidade de vida da população, o prefeito de Bananal, David Morais, firmou no mês de abril, parceria com o Projeto Zico 10, que visa não apenas revelar novos craques para o futebol brasileiro, mas também socializar e funcionar como ferramenta na melhoria do desempenho escolar das crianças e jovens da cidade.
No dia 21 de maio, os alunos selecionados, ao todo foram 150, estarão recebendo o Kit Esportivo Zico 10 e confirmando inscrição no projeto, no Centro Cultural, a partir das 19 horas. Na ocasião os menores deverão estar acompanhados do pai, mãe ou algum responsável e portar a documentação exigida, cuja listagem já foi informada aos aprovados no projeto.
Para o prefeito David Morais, não existe um setor sequer que tenha deixado de receber investimentos por parte da administração, no entanto, saúde, educação, obras e transportes, na proporção foram os mais contemplados. “O esporte é um braço importante da educação, e, por essa razão, também vem merecendo um olhar especial. Além da Escolinha do Zico temos firmados outros projetos, coordenados pela própria Secretaria Municipal de Esportes ou com algumas iniciativas privadas. Nossa meta é acima de tudo formar cidadãos e cidadãs de bem para o nosso município”, salienta o prefeito.


Vai começar mais uma festa de Santo

 Antônio em Cachoeira Paulista




A Comissão de Festa formada para organizar os festejos do Padroeiro de Cachoeira Paulista (Santo Antonio) divulgou a programação para este ano.
A festa que acontece de 1º a 13 de junho traz diversos shows regionais em diferentes estilos: Pop-Rock, pagode, samba, country, sertanejo universitário. Entre as atrações estão a banda “Sol de Vinil”, o cantor “Wagner Silva”, o grupo “Toque de Samba”, a banda “Epic Rock”, a dupla “Fábio Satim e Luciana”, banda “Palace” entre outros. Os shows acontecem a noite com exceção dos domingos que terão atividades durante o dia.
Atividades paralelas também marcam os festejos deste ano. No dia 03 de junho acontece o 12º torneio de Karatê – É Vida – na quadra coberta da cidade; no sábado, dia 09 ações de saúde no recinto da festa a partir das 09h da manhã, no domingo dia 10 a partir das 4 horas da tarde haverá sorteio de brindes, jogos e brincadeiras na praça; no dia dos namorados – 12 junho acontece na Quadra Coberta as finais do Futsal sub 09 e sub 11 a partir das 18:30h e no feriado de Santo Antonio, dia 13 de junho, a partir das 2 horas da tarde haverá recreação com jogos, pintura, brindes, apresentação de capoeira, projetos sociais (sucata e sucatinha).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cruzeiro: Adolescente é flagrado escondendo droga em campo de futebol

                             Divulgação Policia Civil
Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta manhã, por volta de 11h, pela Polícia Civil, DISE de Cruzeiro, quando foi flagrado escondendo pedras de crack prontas para a venda.
O jovem escondia a droga num pequeno buraco que fez na terra do campo do Nacional, Vila Novaes, quando então foi abordado.
De acordo com informações divulgadas pela Policia Civil é comum naquela área a aglomeração de traficantes que se aproveitam de uma escola próximo ao campo para obterem maior lucro com a venda para seus alunos.
Como se não bastasse, o mesmo adolescente já havia sido apreendido pela Polícia Militar em 13/04, também motivada pela traficância de drogas.




A peça teatral " O PACTO" será 

apresentada em Cruzeiro


                         Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Educação, apresenta gratuitamente amanhã (31), às 20h, a peça 'O Pacto'. A apresentação acontece na sede Cruzeiro Futebol Clube. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Na manhã desta quarta-feira (30) alunos da rede municipal de ensino irão assistir a peça.

O PACTO
Montagem do grupo Teatro Jovem sobre Fausto é um jovem paraplégico, talentoso, de bom caráter e ótimo aluno. Um dia ele recebe um e-mail tentador, propondo o desafio para ele voltar a andar. Ele aceita o desafio e faz um pacto com o misterioso geneticista Loki. Em troca, ele terá que ceder material genético para uma perigosa experiência. Direção de Tadeu Aguiar.

Informações (12) 3145 5003



Vigilância interdita dois setores do Hospital Frei Galvão em Guará



A vigilância sanitária estadual confirmou que após duas inspeções, realizadas em parceria com a vigilância sanitária do município de Guaratinguetá e a Corregedoria Geral da Administração do estado, decidiu interditar o serviço de hemodinâmica do hospital e maternidade Frei Galvão, local onde são feitos o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiológicas.
Durante as inspeções foram encontrados mais de 900 produtos médicos com irregularidades, como validade expirada, reutilização de produtos, como cateter, cujo reuso é proibido, além de produtos reprocessados indevidamente .O hospital foi autuado e está dentro do prazo para apresentar defesa e as adequações exigidas para que o serviço de hemodinâmica possa ser liberado.

Defesa Civil promove treinamento na região



Acontece hoje (30) e amanhã (31), em Guaratinguetá, um treinamento coordenado pela Defesa Civil do estado de São Paulo. O treinamento vai reunir representantes das 39 cidades da região. Os eventos têm por objetivo apoiar os municípios na identificação e monitoramento de áreas de risco, criação do plano de contingência municipal e na comunicação e percepção de risco à comunidade.Os seminários, abertos ao público, desenvolvem estudos voltados à atuação dos integrantes das coordenadorias municipais de defesa civil (COMDECS) e voluntários.
Participarão da abertura solene do seminário regional o secretário-chefe da casa militar e coordenador estadual de defesa civil, coronel PM Benedito Roberto Meira, além de diversas autoridades civis e militares.O seminário será realizado hoje e amanhã das 09h às 16h30 no auditório da empresa Basf, na avenida Brasil nº 791, bairro Engenheiro Neiva, Guaratinguetá/SP.

Piquete: Vereadores cassam mandato do prefeito



A Câmara de Vereadores de Piquete cassou no fim da tarde desta terça-feira (29) o mandato do prefeito Otacílio Rodrigues(PMDB). Ele foi acusado de improbidade administrativa.
O chefe do Executivo teria emprestado um galpão cedido pela Imbel - a Indústria de Material Bélico, à uma empresa particular, e isso não estava previsto no contrato. 
Por 8 votos a 1, os vereadores decidiram afastar o prefeito do cargo. Otacílio não foi encontrado para comentar a cassação do mandato. 
A Câmara vai empossar o vice, Luiz Alves Moreira, como o novo prefeito de Piquete.

Cruzeiro enfrenta cidade da Guatemala no Dia do Desafio



O Departamento de Esportes de Cruzeiro (DEC) está mobilizando toda cidade para participar de mais uma edição do Dia do Desafio, que será realizado nesta quarta-feira, dia 30, com diversas atividades físicas espalhadas pelo munícipio. Cruzeiro enfrenta a cidade de San José Pínula, da Guatemala.

As ações começam cedo, com a participação da equipe Papaléguas, que fará uma corrida pelas ruas da cidade, com saída prevista para 8h, da Praça Dr. Antero Neves Arantes, local onde se concentrará a maior parte das atividades.

Todos os núcleos do Projeto Mexa-se, programa que atende idosos com atividades físicas elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também estará no local suando a camisa, a partir das 8h. As ações vão contar com a participação de toda comunidade, inclusive os participantes do CCI (Centro de Convivência da Melhor Idade).

Por volta das 9h, uma caminhada envolvendo também os alunos do DEC percorre as ruas principais da cidade. Após essas atividades, a praça Dr. Antero Neves Arantes será o palco de diversas ações como apresentação de capoeira e dança, judô, futebol, entre outras.
As escolas municipais também participam. Cada unidade fará sua atividade física com os alunos e depois repassará todas as informações ao Departamento de Esporte. Essas informações também devem chegar de empresas e outros setores da sociedade que aderirem à pratica esportiva.

Projeto - O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.


Evento: Dia do Desafio
Local: Praça Dr. Antero Neves Arantes
Horário: 8h às 17h
Informações: 3143 4679 – Departamento de Esportes de Cruzeiro

segunda-feira, 28 de maio de 2012


Cruzeirense morre em acidente na Cruzeiro/Cachoeira Paulista

Um motociclista morreu nesta manhã em um acidente no km 205 da SP 58, na Rodovia que liga Cruzeiro a Cachoeira Paulista. O acidente aconteceu as 06h15 perto do trevo de acesso ao município de Cachoeira. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, no local, houve uma colisão frontal e o motociclista de Cruzeiro não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima Anderson Labat Uchoas estava conduzindo uma moto Twister, quando bateu de frente contra um caminhão Mercedes Bens com placas de Cachoeira Paulista que transportava leite.  O condutor da moto teve morte instantânea. A polícia técnica está no local, avaliando as causas do acidente. O corpo ainda não foi liberado pelo IML de Cachoeira Paulista.






Bombeiros retiram corpo das águas do Paraíba próximo a Maxion

O corpo de um homem foi localizado às margens do Rio Paraíba, por volta das 10h30 deste domingo (27), no bairro Jardim América, em Cruzeiro. De acordo com informações da ocorrência populares acionaram  o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi para o local e retirou o corpo de um homem aparentando cerca de 30 anos. A vítima tinha marcas de perfurações, provavelmente feito por arma de fogo. Policiais Civis estiveram no local para os procedimentos. O corpo foi levado para o IML da cidade. 
Padaria na vila Paulo Romeu é alvo de roubo
Por volta das 20 horas deste domingo (27) um elemento entrou na padaria Skina Pão, localizada na Rua José Rodrigues Alves Sobrinho, e mediante ameaça roubou aproximadamente cerca de R$ 120,00. Após o roubo ele fugiu em uma bicicleta em direção do Fórum. A Policia Militar realizou patrulhamento mas o suspeito não foi localizado.

Suspeitos de matar aposentado em Piquete são presos pela Policia Civil


A Polícia Civil prendeu no início da manhã deste sábado (26) a dupla suspeita de roubar e matar um aposentado de 62 anos, em Piquete. O crime ocorreu no último dia 18 de abril. Segundo a polícia, os suspeitos, de 20 e 24 anos, confessaram o crime durante depoimento. A versão deles é de que foram a uma festa,  no bairro do Quilombo, município de Cachoeira Paulista, beberam muito e pegaram uma carona com a vítima. 
Ainda de acordo com os suspeitos, no meio do caminho, o aposentado, que seria homossexual, tentou forçar uma relação sexual com eles. Eles alegaram que por conta do alcoolismo, agiram sem pensar e mataram o idoso. 
Sobre o carro da vítima as versões são distintas. Um dos acusados diz que abandonou em uma estrada, aonde a polícia chegou a ir e não encontrou o veículo. Já o outro diz que seu comparsa vendeu o veículo em São Paulo e não dividiu o dinheiro. 
Após o depoimento os dois foram encaminhados para a cadeia de Guaratinguetá.

Jovem é baleado após sair de festa na cidade de Potim

Um rapaz de 22 anos foi baleado nas costas na madrugada deste domingo (27) quando saía de uma festa de rodeio em Potim. Segundo a Polícia Militar, ele estava de carona em um carro quando o veículo foi cercado por um grupo a pé. 


O motorista acelerou e as pessoas atiraram. O motorista seguiu para Roseira e deixou a vítima próximo ao Pronto Socorro da cidade, fugindo em seguida. A vítima foi atendida e depois transferida para a Santa Casa de Aparecida onde permanece internado. Ninguém foi preso até o momento. 


Policia localiza bingo clandestino em Lorena

Uma denuncia levou policiais até o bairro da Cabelinha nesta sexta-feira (25). De acordo com informações divulgadas pela Policia Civil, em uma residência foram encontradas sete maquinas de caça-níqueis. Duas pessoas foram presas e levadas a delegacia onde prestaram depoimento e foram liberadas após o registro do B.O.

Homem é vitima de tentativa de homicídio em Lorena

Um homem foi baleado na cabeça no início da noite deste domingo (27), na Vila Hepacaré, em Lorena. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por tiros na cabeça e socorrido ao Pronto Socorro da cidade. Ainda não suspeitos do crime.

Mulher é presa com droga escondida em tênis quando se preparava para entrar em penitenciaria

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas, em Tremembé. De acordo com a Polícia Militar, ela tentou entrar com drogas na Penitenciária Edgar Magalhães Noronha, a Pemano, durante a visita aos detentos. A droga, cerca de 50 gramas de haxixe, estava dentro do tênis da mulher, que foi autuada em flagrante e encaminhada à cadeia de Pindamonhangaba.

Homem é morto e mulher fica ferida durante acerto de contas

Um homem de 25 anos morreu e uma mulher de 23 anos ficou ferida durante um acerto de contas na madrugada deste sábado (26), no bairro Independência, em Taubaté. O casal estava em uma casa noturna. 


Segundo a Polícia Militar, houve uma briga no estabelecimento e na saída do baile, dois homens em um carro deram vários tiros contra o casal. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional, mas o homem não resistiu. Ele teria sido atingido por 10 tiros. 

A mulher teria sido atingida no abdômen. Ela foi atendida no HR e já receceu alta. Os homens que estavam no carro fugiram. Até o momento ninguém foi preso. A polícia investiga o caso. Os responsáveis pela casa noturna não quiseram comentar o crime.







Piquete recebe o Sebrae Móvel

 

 

 

Por Felipe Conrado/Sebrae

 

Piquete recebe o Sebrae Móvel nesta próxima. De segunda (28) a quinta (31), a van ficará instalada na Praça Duque de Caxias, no centro, das 9h às 17h.

No Sebrae Móvel, técnicos farão atendimentos individuais gratuitos sobre temas relacionados à gestão de negócios, como marketing, área financeira, turismo e planejamento, e também tiram dúvidas sobre o EI (Empreendedor Individual), entre outros assuntos.

 

____________________________________

 

Alckmin confirma participação no encontro da RMVale em Cruzeiro

 

                        

Por Nádia Rabelo/Jornal Atos


Sub-sede da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Cruzeiro sedia nesta segunda-feira (28) a segunda Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do grupo. No encontro, serão debatidos temas como saúde e transporte.

O encontro, realizado a partir das 10h na sede social do Cruzeiro Futebol Clube, reúne os prefeitos das 39 cidades que compõe a região. De acordo com a prefeita anfitriã, Ana Karin, essa será a primeira reunião de trabalho efetivo do grupo. “Será uma oportunidade para discutirmos os problemas da região já que a primeira reunião em São Jose dos Campos foi apenas para a posse do conselho”.

Além dos prefeitos, vereadores e deputados, a reunião vai contar com a presença do governador do estado Geraldo Alckmin. Na última sexta-feira os prefeitos se reuniram para o encontro do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), quando discutiram sobre o tema e cada prefeito elaborou um documento com as melhorias necessárias em cada cidade, que será entregue na segunda-feira. 

“Esse material que será entregue fará com que a reunião seja objetiva e produtiva. Cada prefeito levara o documento em que aponta as dificuldades em saúde, transporte e logística. Isso fará com que os trabalhos sejam feitos com mais rapidez”, salientou Ana Karin. 

De acordo com a prefeita, como sub-sede, Cruzeiro deve pleitear um hospital para a região, que pode funcionar como um hospital regional. “Estamos muito otimistas. Cruzeiro é sub-sede e atende a oito cidades da região. Essa colocação vai beneficiar a todos, pois um hospital regional faria com que esse grupo de cidades sejam beneficiadas”, concluiu.

____________________________________

 

Piquete: Justiça adia votação pela cassação de Otacílio

 

 

Por Francisco Assis/Jornal Atos

Piquete 

Uma liminar concedida na justiça de Piquete garantiu um tempo a mais de sobrevida ao prefeito Otacílio Rodrigues. Acusado de suposta irregularidade na utilização de um galpão por uma fábrica de plástico na cidade, o chefe do executivo pede a anulação do processo na justiça de São Paulo, o que garantiu o adiamento da sessão que deve votar seu futuro no cargo.

O pedido de Rodrigues foi aceito pelo juiz Luiz Henrique Antico, do Fórum de Piquete, que decidiu pelo adiamento devido ao agravo que será julgado em São Paulo na próxima segunda-feira. 

A prefeitura pede o cancelamento da formação da comissão processante, que analisou a acusação de uma suposta irregularidade na utilização de um galpão por uma fábrica de plástico na cidade, com aval da prefeitura.

O relatório com o pedido de cassação de Otacílio Rodrigues seria votado nesta quinta-feira, mas com a liminar, foi adiado para a próxima terça-feira, às 10h30. De acordo com o presidente da câmara, Mario Silva, a decisão não atrapalha o andamento do processo, já que o prazo final da comissão se encerra somente no dia 13 de junho. 

Silva contou que a defesa de Rodrigues encaminhou a resposta a tempo e apresentou o pedido de ampliação do prazo. “Ele queria mais tempo, porque disse que estávamos irregulares, devido aos vereadores que fazem parte da comissão. Já teve um recurso negado, entrou com esse agravo em São Paulo, e agora deve a liminar expedida”.

Se a decisão do agravo for desfavorável ao prefeito, os vereadores devem mesmo votar o parecer de 220 páginas da comissão. Se confirmada a cassação, o vice-prefeito Luizinho da Farmácia assume o cargo. 

Denúncia – A CEI foi aberta no dia 7 de abril, após a falta de documentos da prefeitura solicitados em requerimentos do vereador Hugo Soares, que apresentou a denúncia contra o chefe do executivo.

Calejado – Essa não é a primeira comissão processante enfrentada por Otacílio Rodrigues. Em 2011, o prefeito escapou da cassação após uma votação, em que quatro vereadores votaram a favor da cassação e outros quatro contra. Um votou em branco. 

Rodrigues foi acusado de cometer mais de setenta irregularidades nos últimos anos de governo, com base em um relatório da Controladoria Geral da União.


sábado, 26 de maio de 2012


Suspeitos de matar aposentado em Piquete são presos pela Policia Civil

A Polícia Civil prendeu no início da manhã deste sábado (26) a dupla suspeita de roubar e matar um aposentado de 62 anos, em Piquete. O crime ocorreu no último dia 18 de abril. Segundo a polícia, os suspeitos, de 20 e 24 anos, confessaram o crime durante depoimento. A versão deles é de que foram a uma festa,  no bairro do Quilombo, município de Cachoeira Paulista, beberam muito e pegaram uma carona com a vítima. 

Ainda de acordo com os suspeitos, no meio do caminho, o aposentado, que seria homossexual, tentou forçar uma relação sexual com eles. Eles alegaram que por conta do alcoolismo, agiram sem pensar e mataram o idoso. 

Sobre o carro da vítima as versões são distintas. Um dos acusados diz que abandonou em uma estrada, aonde a polícia chegou a ir e não encontrou o veículo. Já o outro diz que seu comparsa vendeu o veículo em São Paulo e não dividiu o dinheiro. 

Após o depoimento os dois foram encaminhados para a cadeia de Guaratinguetá.



Dupla acusada de praticar furtos de celulares é presa pela Policia

Policiais Militares durante patrulhamento na noite desta sexta-feira (25) lograram êxito em localizar a dupla suspeita de praticar assaltos contra jovens na região central de Cruzeiro. Com um dos envolvidos os policiais encontraram um dos aparelhos produto de furto. Encaminhados a delegacia foram autuados em flagrante. De acordo com o registro da PM, eles vinham agindo principalmente na região próximo ao Cruzeiro Futebol Clube na Rua Dom Bosco.

Mulher com carrinho de bebê é presa acusada de furto

Por volta das 12 horas desta sexta-feira (25), Policiais Militares foram deslocados para um estabelecimento comercial localizado na Avenida Nesralla Rubez. De acordo com o registro uma mulher de 25 anos foi abordada acusada de furto. Ela estava com um carrinho de bebê e foram encontrados dentro dele quase 70 produtos. A mulher foi levada a delegacia e autuada em flagrante sendo recolhida na cadeia de Queluz.

Homem tenta cometer suicídio na região central de Cruzeiro

Bombeiros foram acionados por volta das 22 horas para atendimento de uma vitima de tentativa de suicídio. Pelo registro da Policia Militar que também atendeu a ocorrência, um homem de 51 anos, morador na Rua Antônio Penido, Centro, foi encontrado com um corte na região do pescoço. Socorrido no Pronto Socorro da Santa Casa após o atendimento ficou internado em observação.



________________________________________


Bombeiros de Cruzeiro realizam parto de emergência na Ana Rosa








A equipe da UR 365, com o Cabo Carvalho e os soldados Pelegrini e Andrade, realizaram um parto de emergência nesta sexta-feira (25), por volta das 17h30, na Rua João Batista de Carvalho, vila Ana Rosa em Cruzeiro. Logo depois da chegada da viatura de resgate, a mulher entrou em trabalho de parto e passou a sentir fortes contrações. Após uma rápida avaliação médica, os bombeiros efetuaram o parto no próprio local devido ao coroamento do bebê. A mãe, Isabel Cristina de Andrade Lemes e o bebê, que ainda não tem nome, foram transportados pelo resgate para a Santa Casa de Cruzeiro. De acordo com informações divulgadas pelo hospital mãe e filha passam bem.Participou do atendimento a equipe do SAMU, Ana Oliveira e o motorista Tatá.







Sebrae Móvel estará na próxima semana em Piquete



Por Felipe Conrado/Sebrae

Piquete recebe o Sebrae Móvel na próxima semana. De segunda (28) a quinta (31), a van ficará instalada na Praça Duque de Caxias, no centro, das 9h às 17h.
No Sebrae Móvel, técnicos farão atendimentos individuais gratuitos sobre temas relacionados à gestão de negócios, como marketing, área financeira, turismo e planejamento, e também tiram dúvidas sobre o EI (Empreendedor Individual), entre outros assuntos.

____________________________________

Alckmin confirma participação no encontro da RMVale em Cruzeiro

                         Prefeita Ana Karin e Alckmin

Por Nádia Rabelo/Jornal Atos

Sub-sede da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Cruzeiro sedia nesta segunda-feira (28) a segunda Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do grupo. No encontro, serão debatidos temas como saúde e transporte.

O encontro, realizado a partir das 10h na sede social do Cruzeiro Futebol Clube, reúne os prefeitos das 39 cidades que compõe a região. De acordo com a prefeita anfitriã, Ana Karin, essa será a primeira reunião de trabalho efetivo do grupo. “Será uma oportunidade para discutirmos os problemas da região já que a primeira reunião em São Jose dos Campos foi apenas para a posse do conselho”.

Além dos prefeitos, vereadores e deputados, a reunião vai contar com a presença do governador do estado Geraldo Alckmin. Na última sexta-feira os prefeitos se reuniram para o encontro do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), quando discutiram sobre o tema e cada prefeito elaborou um documento com as melhorias necessárias em cada cidade, que será entregue na segunda-feira. 

“Esse material que será entregue fará com que a reunião seja objetiva e produtiva. Cada prefeito levara o documento em que aponta as dificuldades em saúde, transporte e logística. Isso fará com que os trabalhos sejam feitos com mais rapidez”, salientou Ana Karin. 

De acordo com a prefeita, como sub-sede, Cruzeiro deve pleitear um hospital para a região, que pode funcionar como um hospital regional. “Estamos muito otimistas. Cruzeiro é sub-sede e atende a oito cidades da região. Essa colocação vai beneficiar a todos, pois um hospital regional faria com que esse grupo de cidades sejam beneficiadas”, concluiu.
____________________________________

Piquete: Justiça adia votação pela cassação de Otacílio


Por Francisco Assis/Jornal Atos
Piquete

Uma liminar concedida na justiça de Piquete garantiu um tempo a mais de sobrevida ao prefeito Otacílio Rodrigues. Acusado de suposta irregularidade na utilização de um galpão por uma fábrica de plástico na cidade, o chefe do executivo pede a anulação do processo na justiça de São Paulo, o que garantiu o adiamento da sessão que deve votar seu futuro no cargo.

O pedido de Rodrigues foi aceito pelo juiz Luiz Henrique Antico, do Fórum de Piquete, que decidiu pelo adiamento devido ao agravo que será julgado em São Paulo na próxima segunda-feira. 

A prefeitura pede o cancelamento da formação da comissão processante, que analisou a acusação de uma suposta irregularidade na utilização de um galpão por uma fábrica de plástico na cidade, com aval da prefeitura.

O relatório com o pedido de cassação de Otacílio Rodrigues seria votado nesta quinta-feira, mas com a liminar, foi adiado para a próxima terça-feira, às 10h30. De acordo com o presidente da câmara, Mario Silva, a decisão não atrapalha o andamento do processo, já que o prazo final da comissão se encerra somente no dia 13 de junho. 

Silva contou que a defesa de Rodrigues encaminhou a resposta a tempo e apresentou o pedido de ampliação do prazo. “Ele queria mais tempo, porque disse que estávamos irregulares, devido aos vereadores que fazem parte da comissão. Já teve um recurso negado, entrou com esse agravo em São Paulo, e agora deve a liminar expedida”.

Se a decisão do agravo for desfavorável ao prefeito, os vereadores devem mesmo votar o parecer de 220 páginas da comissão. Se confirmada a cassação, o vice-prefeito Luizinho da Farmácia assume o cargo. 

Denúncia – A CEI foi aberta no dia 7 de abril, após a falta de documentos da prefeitura solicitados em requerimentos do vereador Hugo Soares, que apresentou a denúncia contra o chefe do executivo.

Calejado – Essa não é a primeira comissão processante enfrentada por Otacílio Rodrigues. Em 2011, o prefeito escapou da cassação após uma votação, em que quatro vereadores votaram a favor da cassação e outros quatro contra. Um votou em branco. 

Rodrigues foi acusado de cometer mais de setenta irregularidades nos últimos anos de governo, com base em um relatório da Controladoria Geral da União.


Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...