segunda-feira, 18 de março de 2013

Governo federal transfere para São José centro que monitora desastres e causa revolta em Cachoeira Paulista



Tudo começou na segunda feira dia 11 , quando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, esteve em São José dos Campos (SP) ) para anunciar a transferência do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para o Parque Tecnológico, na zona
leste da cidade.

O centro que atualmente funciona em Cachoeira Paulista emprega 100 funcionários e deve receber um investimento de mais de 50 milhões de reais por parte do governo federal ,para sua ampliação física e aumento no número de servidores.

O fato não demorou muito para gerar protestos em Cachoeira Paulista. Logo no dia seguinte terça feira dia 12,os vereadores da cidade já levantaram a questão na sessão de câmara,posteriormente foi formulado um abaixo-assinado online e outro manuscrito que tem o objetivo de ser entregue a Presidente da republica Dilma Roussef.
No domingo dia 17 ,cerca de 200 pessoas estiveram reunidas na Praça Prado Filho no centro de Cachoeira Paulista ,para a realização de um ato público em protesto a transferência do CEMADEN para São José dos Campos.

O ato começou com a fala do secretário do SINDCT(Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia)Gino Genaro , que falou que não existem motivos técnicos para essa transferência e a mesma só pode ser entendida como interesse político de algum grupo ou de alguém.

Diversos vereadores também estiveram presentes no local inclusive o presidente da câmara Marcelo Picão “ não deve se entender essa questão como uma crise dentro do PT,do modo que foi apresentado pelo jornal Ovale esta manhã ,eu entendo a postura do prefeito Carlinhos Almeida em desejar o melhor para sua cidade ,só penso que deveriam estudar os aspectos negativos que esse fato trará para Cachoeira Paulista, antes de qualquer coisa ”destacou Marcelo.
Outro que criticou severamente a transferência foi o subsecretário da cultura de Cachoeira Paulista, Guto Capucho ao refutar a justificativa dada pelo ministro Raupp , que havia dito em entrevista ao Portal G1 ,que Cachoeira Paulista era uma sede provisória do CEMADEN pelo fato do centro depender do INPE em seu inicio.
“Parece que houve uma mudança no jogo , agora falam que Cachoeira Paulista é somente uma sede provisória do CEMADEN e a definitiva deve ser São José ,portanto isso sai de nossa ossada e deve ser investigado pela polícia e ministério público,pois esta ocorrendo uma manipulação de interesses ,talvez políticos ou financeiros”Disse Guto.

O vereador Breno Anaya lembrou que Cachoeira já perdeu outros importantes órgãos federais anteriormente e não pode-se deixar que isso aconteça novamente. Já Guilherme Marcondes ressaltou que essa transferência gerará um custo desnecessário ao governo federal.

Segundo o vereador João Barbosa (Zinha),uma reunião entre os vereadores e o Diretor Geral do INPE de São José dos Campos, Dr. Perondi, esta marcada para o próximo 22/03/2013 as 11:00 horas na sede central, para tratar do assunto relativo a transferência do CEMADEN.

Reportagem Rafael Capucho Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...