sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cruzeiro: Projeto “Anjos da Escola” Realiza Formatura





Fotos: Manoel Martins

A Secretaria de Educação, de Cruzeiro, promoveu na última quinta-feira (27), a formatura dos 80 alunos do projeto Anjos da Escola e o ingresso de 80 novos “anjos”, em evento que foi realizado no Educandário São Vicente de Paulo, no período da manhã.

Referência na transformação do ambiente escolar, o Projeto “Anjos da Escola”, leva desde 2009 aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9٥ ano) a possibilidade de desenvolver valores morais e éticos dentro e fora de sala de aula. O principal objetivo é conscientizar os adolescentes do seu papel dentro da sociedade, resgatando princípios como respeito, cidadania e o amor ao próximo.

O evento contou com a participação da Chefe do Executivo, Secretários Municipais, do corpo docente e discente das escolas municipais envolvidas no projeto, bem como com a participação da idealizadora do projeto, Profª Kinue Miura, ex-secretária de Educação do Município. 

Na primeira fase do projeto, 10 alunos de cada escola e com bom comportamento são selecionados pelos educadores para auxiliarem outros colegas com problemas de aprendizado e disciplina. Os anjos atuam em horário diferente ao período de aula, ou seja, se o estudante cursa o fundamental no período da manhã ele retornará à tarde para prestar assistência a um colega com defasagem.

Na segunda fase, os participantes são colocados em contato direto com a realidade social do município, contribuindo para o desenvolvimento do olhar crítico por parte dos estudantes, a cerca da sociedade.

Segundo a secretária de Educação, Cristina Cobra, algumas crianças consideradas com comportamento inadequado dentro das salas de aula são selecionadas para o projeto e em contado com crianças portadoras de necessidades especiais, idosos e crianças carentes conseguiram um melhor desempenho nas atividades e melhores notas, explica.

As escolas que tiveram alunos participantes durante o último ano são: Lions, Maria Leonor Costa, Manuela Magalhães Escobar, CAIC “Dr. José Diogo Bastos”, Padre Francisco de Assis Carvalho, Marcínio Pereira de Castro, Joaquim de Paula Guimarães II, Dalila Filgueiras Pinto.

Os “anjos” visitam entidades como APAE, Lar dos Idosos e Educandário. Entre algumas das atividades realizadas estão a leituras de livros, brincadeiras ou mesmo a própria companhia para os idosos e para as crianças, dentre muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...