Com a predominância de dias mais frios é imprescindível tomar cuidados em relação às doenças respiratórias, dentre elas a Influenza A (H1N1). Com as temperaturas mais amenas, a concentração de pessoas em lugares sem circulação aumenta e consequentemente, o contágio da doença acaba sendo maior.
Em vista disto, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro vem desenvolvendo um trabalho de prevenção à doença no município. Com o objetivo de reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, durante os meses de abril e maio, a Vigilância Epidemiológica promoveu a vacinação contra a Influenza. Foram disponibilizados 20 mil vacinas, nas UBS’s e PSF’s da cidade. Ao todo quase 82% das pessoas incluídas no grupo de risco receberam a dose.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população tome alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Em caso de suspeita de gripe, o munícipe deve procurar um dos serviços públicos de saúde, para que o diagnóstico preciso seja aplicado.
Quem se encontra no grupo de risco (idosos acima de 80 anos, crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde) e ainda não foi vacinado, deve procurar a Vigilância Epidemiológica do município. As crianças já vacinadas precisam retornar aos postos para receber a 2ª dose.
H1N1
A Influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus H1N1. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A diferença entre a gripe comum e a influenza A (H1N1) é que elas são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário