Começa neste sábado (8), em todo o país, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, a poliomielite. Em Cruzeiro, crianças de 6 meses a 5 anos devem ser levadas pelos pais, das 8h às 17h, ao posto de saúde mais próximo. A cidade espera vacinar quase 5 mil crianças.
Para o “Dia D de Mobilização Nacional”, sábado, além dos postos fixos, a secretaria de Saúde irá disponibilizar um posto volante, na região central, na Praça 9 de Julho. É importante que as mães levem a carteira de vacinação.
O secretário de Saúde, Marcio Gonçalves, pede aos pais que não deixem de levar os filhos a uma das unidades para receber a “gotinha”. “Os pais devem firmar esse compromisso conosco para juntos atingirmos todas as crianças do município. Estamos prontos para a campanha”, explica.
Além da dose contra a poliomielite, outras vacinas que estiverem em atraso, podem ser colocadas em dia, com exceção dos postos da Praça 9 de Julho e Vila Loyelo, que não disponibilizarão outras doses.
A campanha termina no próximo dia 21 de junho, mas a secretaria de Saúde pedie para que os pais levem os filhos no sábado, para que um número maior de crianças sejam vacinadas e liberem com mais agilidade no meio ambiente, o vírus vacinal, responsável por combater o vírus selvagem , que causa a doença.
Não há nenhuma restrição ou contraindicação.
Casos de paralisia infantil - O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.
Postos de Vacinação
- Praça 9 de Julho
- Proama/ Centro de Saúde
- Itagaçaba
- Jardim América
- Vila Brasil
- Vila Romana
- Vila Crispim
- Km 4
- Vila Loyelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário