quinta-feira, 25 de julho de 2013

Após emocionar fiéis, papa promete retorno







O frio e a chuva não foram capazes de espantar os fiéis que chegaram a dormir ao relento para guardar um lugar e conseguir ficar perto do papa Francisco. A chegada do pontífice ao Santuário Nacional, segundo maior templo católico do mundo, dedicado à padroeira do Brasil mobilizou e emocionou milhares de pessoas que o esperavam.

O papa argentino chegou a Aparecida por volta das 10h15, após uma viagem de avião do Rio de Janeiro a São José dos Campos e de helicóptero até Aparecida.
Após descer no heliponto do Santuário, Francisco seguiu de papamóvel por um curto caminho até a entrada da Basílica, acompanhado do cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis.

A passagem do papamóvel foi saudada por bandeiras de diferentes estados e de outros países, assim como pelas vozes de milhares de pessoas, muitas com lágrimas nos olhos, visivelmente comovidas, entoando o nome de Francisco ao longo de todo o percurso. Muitas pessoas tentaram se aproximar do carro aberto durante o trajeto, e o papa chegou a beijar uma criança.

Assim como fez na última segunda-feira no centro do Rio de Janeiro, Francisco transitou em Aparecida em um papamóvel sem blindagem, coberto na parte superior, mas destapado nas laterais.

Sua primeira parada foi no ambiente conhecido como Capela dos 12 Apóstolos, onde acompanhado de diversos religiosos, venerou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Essa é a primeira vez que um papa entra na sala e faz esta oração. A imagem venerada foi encontrada no rio Paraíba em 1717 e fica exposta em uma caixa de vidro blindado.

Na oração, o papa pediu pelos jovens e pela Jornada Mundial da Juventude. Ele também pediu que Nossa Senhora acompanhe e guie os devotos dela, principalmente nos momentos mais difíceis. Ao final, depositou flores junto à imagem.

No Santuário, o papa celebrou uma missa, que começou por volta das 11h15. O pontífice apresentou a imagem de Nossa Senhora para os fiéis e iniciou a missa, celebrada em português. Na saudação que fez ao papa antes da celebração, o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, disse que, ao visitar o santuário, o papa visita simbolicamente todo o Brasil. O cardeal deu ao papa uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, esculpida em madeira por um artista da região. O Sumo Pontífice retribuiu com um cálice para o santuário.

Após a missa, o papa seguiu para a Tribuna Bento XVI. Em seguida, Francisco seguiu de papamóvel até o Seminário Bom Jesus.

O trajeto foi acompanhado por milhares de pessoas. No seminário, o papa almoçou acompanhado por cerca de sessenta pessoas, incluindo parte de sua comitiva e alguns seminaristas.

Ainda no Seminário Bom Jesus, o papa abençoou uma imagem de oito metros de Frei Galvão que foi retirada da entrada da cidade de Guaratinguetá especialmente para a benção papal.

Após almoçar e descansar, o pontífice retornou de papamóvel à Basílica e no fim da tarde, retornou a capital fluminense, onde segue com eventos da Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!