Vista a partir do Pico da Pedra da Mina.
A região do Vale do Paraíba, que abrange do Leste do Estado de São Paulo ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, acaba de ganhar mais uma unidade de conservação: a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra da Mina, localizada no município de Queluz (SP). Com 891 hectares e situada na Serra da Mantiqueira, ela protegerá não só a Mata Atlântica como o pico mais alto do interior paulista, o Pedra da Mina, com 2.798 metros.
O reconhecimento da RPPN ocorreu hoje (17), na Fazenda Jaboticabal, que foi instituída como uma Unidade de Conservação. De acordo com o proprietário do terreno, a área da reserva sempre foi mantida intocada pela família. Os moradores só usavam um terço do território total da fazenda, com criação de gado, plantação de milho e floresta de eucalipto. O restante do espaço sempre foi destinado à preservação.
A RPPN Pedra da Mina é uma das três maiores RPPNs de Mata Atlântica do Brasil, tendo três vezes o tamanho médio das mais de mil reservas deste tipo existentes no País (das quais cerca de 750 ficam no bioma Mata Atlântica). Atualmente o Estado de São Paulo possui 72 RPPNs instituídas, abrangendo uma área de quase 20 mil hectares.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica carece de proteção já que é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de Madagascar, na costa da África. As ameaças são constituídas por constantes agressões ou destruição dos habitats nas suas variadas tipologias e ecossistemas.
O bioma abriga, pelo menos, 120 milhões de pessoas e já está muito reduzido e extremamente fragmentado. Mesmo com todos os problemas que o cercam, ainda é considerado como aquele com a mais alta diversidade. Sua fauna é composta por cerca de 250 espécies de mamíferos (55 deles endêmicos), 340 de anfíbios (90 endêmicos), 1.023 de aves (188 endêmicas), 197 de répteis (60 endêmicos) e cerca de 350 espécies de peixes (133 endêmicas). Por outro lado, das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem neste bioma.
A Mata Atlântica foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela ONU e indicada como Sítios Naturais do Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Também é considerada Patrimônio Nacional na Constituição Federal de 1988.
Fonte: ambiente.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário