terça-feira, 20 de agosto de 2013

São José do Barreiro: Formoso receberá o Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário

Palestra na sede da AGEVAP, em Resende, RJ 


A ANA – Agência Nacional de Águas e a AGEVAP- Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, através de um programa lançado este ano que prevê a despoluição de bacias hidrográficas - no nosso caso a do Rio Paraiba do Sul -, contemplou São José do Barreiro com o Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário que atenderá à zona urbana municipal. O Prefeito José Milton indicou o bairro de Formoso para receber este benefício – a sede do município com maior número de habitantes, a Estação de Tratamento de Esgoto já está sendo construída. 

No último dia 05 de agosto, na cidade de Resende, a AGEVAP recebeu os Prefeitos das cidades contempladas para uma palestra onde puderam conhecer melhor a proposta e, na sequência, assinarem o Termo de Compromisso entre ambas as partes. Em primeira instância, o recurso liberado é para a elaboração do Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário, posteriormente, será necessário outro trâmite a fim de adquirir recursos para construção do projeto propriamente dito. Na ocasião, ficou acertado com a empresa contratada para elaborar o Projeto – Paralela I Consultoria em Engenharia Ltda, uma visita a cada Município para reconhecimento da área como topografia, densidade demográfica e outros itens técnicos pertinentes ao projeto.

Ao todo são 184 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paraiba do Sul. Maiores informações acesse (http://www.agevap.org.br/).

*Quem tem mais de 50 anos e já viveu e aproveitou dos rios de São José do Barreiro lembra muito bem que um dos melhores programas era andar por dentro do leito dos rios, mergulhando nos pocinhos e deixando o corpo ser levado nas corredeiras. Nossos avós não tinham a plena consciência de que, com ações do tipo ‘jogar o esgoto diretamente no curso dos rios’, em pouco tempo, ficariam totalmente poluídos e mortos como estão hoje - não só os rios mas o Meio Ambiente como um todo. Foi um processo de degradação muito rápido, quando acordamos, já não mais podíamos aproveitar das condições naturais do Rio Barreiro e Formoso, principalmente, abaixo da zona urbana. A recuperação é possível. Como sabemos hoje, existem técnicas que podemos reverter esta realidade, porém, o quanto antes começarmos, mais rápido iremos ver os resultados. O Meio Ambiente não é nosso, mas sim dos nossos herdeiros.



Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São José do Barreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!