Uma ação civil pública encaminhada na última sexta-feira(19) à Promotoria de Justiça de Cachoeira Paulista denunciou a possível prática de nepotismo cruzado no município. A acusação aponta que a Prefeitura realizou um suposto esquema de favorecimento na contratação de uma empresa de propriedade dos filhos do vereador João Barbosa, o Zinha (PT).
Desde o início do ano, Cachoeira é palco de quedas de braços entre o governo de João Luiz Ramos (PT) e vereadores de oposição. Além dos constantes ataques dos parlamentares, o petista está sendo alvo de inúmeras ações civis públicas.
Na última sexta-feira, Ramos ganhou um motivo a mais para se preocupar, já que uma moradora encaminhou uma grave denúncia à promotora de Justiça de Cachoeira, Daniela Rangel Cunha Amadei.
No documento, a denunciante aponta que a Prefeitura agiu de forma irregular ao contratar a empresa “Galocha e Barbosa Ltda” para a venda de materiais ortopédicos ao município, já que isso caracterizaria a prática de nepotismo cruzado, pois os proprietários da empresa, Paulo Cesar Galocha Barbosa e Thais Galocha Barbosa, são filhos de Zinha.
A denúncia ressalta que o parlamentar ainda é o administrador do negócio e o endereço da empresa é a própria casa do vereador, onde também moram os seus dois filhos. O documento também solicita que a Promotoria tome as medidas cabíveis, já que a empresa já efetuou vendas à Prefeitura.
A denunciante citou na ação um trecho da resolução do Conselho Nacional de Justiça sobre o nepotismo cruzado que traz: “eis que (art.2º inc.V) proíbe até mesmo a contratação administrativa de empresa da qual seja sócio parente de autoridade”.
Início – Em agosto a mesma denunciante, já havia encaminhado à Promotoria de Justiça outra denúncia, que ainda está sendo investigada, sobre nepotismo cruzado envolvendo Zinha e o Executivo. A ação civil afirmava que a irregularidade estava evidente já que o sobrinho de Zinha, José Marcelo Luiz, foi nomeado secretário adjunto de Transporte.
João Luiz também teria cometido outra irregularidade, já que a sobrinha por afinidade de Zinha, Maria Laura Galocha Pinto, foi empossada como diretora de Farmácia
Resposta – De acordo com Zinha, seus advogados já estão trabalhando na elaboração de sua defesa, que em breve será encaminhada a Promotoria de Justiça de Cachoeira Paulista.
Em nota oficial, o setor jurídico da Prefeitura informou que as acusações não tem fundamentos. Ainda de acordo com o departamento, as respostas sobre os questionamentos já foram encaminhadas aos órgãos de fiscalização.
Lucas Barbosa
Jornal Atos
Nenhum comentário:
Postar um comentário